Mil folhas
Este é um bolo que nunca me despertou grande interesse, nem fazer nem comer em pastelarias, porque não aprecio aquela carapaça de açúcar que leva em cima, mas o meu menino adoraaa, e entre ratinhos de chocolate e este mil folhas vai variando, sempre que tem oportunidade de comer em alguma pastelaria.
Por isso decidi experimentar este, vi a receita numa revista e em vários blogs, pareceu-me relativamente fácil por isso nada como experimentar e tirar as dúvidas.
1 placa de massa folhada rectangular
Creme de pasteleiro:
200gr de leite
75gr de açúcar
Casca de limão
50 gr de leite
15 gr de farinha
15 gr de maizena
2 gemas de ovo
Glacé de açúcar:
200 gr de açúcar em pó
1 clara de ovo
Sumo de limão
1 colher de sopa de cacau em pó
Primeiro cortar a placa de massa folhada em três, do lado que fiquem mais largas e curtas.
Picar a massa toda com um garfo para não crescer muito muito, a minha mesmo assim cresceu.
Levar ao forno a cozer em cima de papel vegetal ou tapete de silicone em forno pré-aquecido a 190º durante mais ou menos 15 minutos ou até ficar douradinho a gosto.
Depois pulverizar os 200 gr de açúcar para a glace no robot de cozinha 30 seg vel 5-7-10, no meu robot de cozinha o açúcar não ficou perfeitamente em pó, para a próxima terei que fazer mais uns segundos ou fazer por duas vezes, porque com este tempo e velocidade ficaram a notar-se alguns gruminhos.
Retirar para uma taça e reservar.
Em seguida fazer o creme de pasteleiro:
Pode-se fazer de modo tradicional, eu fiz no robot de cozinha.
Juntar numa taça as farinhas e as gemas com os 50 ml de leite e mexer bem até ficar homogéneo e sem grumos, reservar.
Meter o leite, açúcar e casca de limão no copo da máquina e programar 8 min. 90º vel. 2
Quando terminar o tempo, juntar a mistura das farinhas e gemas no copo da máquina e programar mais 7 min. 90º vel.4
Transferir para uma taça e cobrir com película aderente mesmo junto ao creme para não formar uma película dura e deixar arrefecer.
Entretanto e por ultimo preparar a glace:
Bater a clara em espuma, não em castelo e juntar aos poucos o açúcar, alternado com umas gotas de sumo de limão, batendo muito bem até ficar bem homogéneo, deste creme retiram-se duas colheres para uma tacinha e junta-se aí o cacau, eu usei 2 colheres de sopa chocolate em pó.
Por ultimo montar o mil folhas.
Por no fundo uma placa de massa folhada e cobrir com metade do creme de pasteleiro, colocar a segunda placa que deve ficar com a parte lisa para para cima e cobrir com o restante creme de pasteleiro, colocar a ultima placa que também deve ficar com a parte lisa para cima, para facilitar espalhar a glace e para que fique liso e direitinho.
Meter a glace de chocolate num saco de pasteleiro com bico fino, ou num cartucho de papel vegetal ou até pode ser um saco de plástico limpo ao qual se cortou um furinho num dos cantos e fazem as riscas horizontais no sentido do comprimento.
A apreciação geral foi o delírio total 😍😋, tanto pelo efeito visual, como no sabor, o único contra é que foi pequeno demais e o meu filhinho ia fazendo birra por só ter direito a uma fatia pequena....
Tive que fazer outro rapidamente só para ele 😍 mas esse foi só cortado em dois, porque este ficou muito alto e estreito e não é muito prático para cortar as fatias, desfaz-se um pouco, principalmente as ultimas, a massa folhada escorrega no creme e desmancha-se.
Já seguem a página Cininha no facebook? Sigam 😏
adoro este bolo e o teu ele esta 5* mt bonito adorei parabens bjs bd
ResponderEliminarEu gosto muito. O teu ficou lindo. Pena que não sobrou nada.
ResponderEliminarBeijinhos
Já experimentou um mil folhas em Paris? Vai mudar de opinião :)
ResponderEliminarviagemdoceviagem@blogspot.com
Há anos que não como um mil-folhas ! Mas este parece óptimo e simples de fazer em casa, até :D
ResponderEliminarHei-de experimentar !
http://ervilhasprimavera.wordpress.com/