Cogumelos recheados com farinheira em cama de pão centeio

Este ano cá em casa decidimos experimentar a produção de cogumelos e para começar experimentamos os brancos.

Comprámos uma espécie de palete com um substrato para por em cima, deixámos na garagem com uma rega ligeira diária e em menos de um mês a produção foi ao rubro, quando regressámos de um fim de semana de 4 dias tínhamos montes de cogumelos gigantescos, porque crescem muito rápido, quem quiser apanhá-los como se compram no supermercado, tem que estar sempre em cima para não os deixar crescer muito.

Os maiores aproveitei para fazer recheados e para grelhar para lembrar tempos antigos, em que o meu avô apanhava no campo uns muito grandes e os grelháva-mos á lareira só com sal grosso.



Cogumelos brancos grandes
1 farinheira 
Fatias de pão de centeio


Retirei o pé aos cogumelos escolhidos e piquei, misturei com o recheio de uma farinheira da minha terra, sem cozinhar nada.

Enchi os chapéus com este recheio e levei ao forno num tabuleiro sem qualquer gordura adicional, porque as farinheiras largam muito molho, durante mais ou menos 20 min a 200º.

Se usar farinheiras comerciais mais secas, pode-se adicionar um fio de azeite.

Entretanto torra-se de forma ligeira fatias de pão de centeio, eu usei o do sabugueiro (serra da estrela) que para mim é o melhor pão do país.

Em cima de cada fatia de pão, colocar um ou dois cogumelos e regar o pão com o molho que se forma no fundo do tabuleiro.
Deixo umas imagens da minha produção de cogumelos.


Só para que conste o tamanho dos maiores, comparando com a mãozinha do meu menino.

Comentários

  1. Que bom deve ficar, Alcina! Adoro cogumelos e adoro farinheira, juntos e ainda por cima com pão centeio, é delícia certa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. que deliciosos só com ingredientes bons :D


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que receita deliciosa! Com farinheiras caseiras e cogumelos de safra própria, não têm rival!
    Nunca tinha visto à venda essa cultura de cogumelos, mas seduz-me a ideia de uma plantação dessas na varanda (he,he).
    Bjs. Bombom

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares