domingo, 12 de julho de 2015

Bolo de Cenoura e mais um ciclo terminado...

As publicações novas andam um pouco atrasadas por cá, hoje trago um bolinho que foi para levar para a escola no ultimo dia de aulas, para mais um fim de ciclo, o pequeno acabou o 2º ciclo.... foi finalista :-)

Depois da apresentação de uma ópera dedicada a El rei D. Afonso henriques que ensaiaram nas aulas de musica com a colaboração da história, houve um lanchinho de confraternização entre pais e professores.
O menino queria um bolo com cobertura de pasta de açúcar alusivo á data, mas com pouco tempo disponível não dava para grandes decorações, por isso optei por um bem fácil.

Bolo de cenoura é simples, fácil e sai sempre bem, para além de que fica grande, bom para estas situações e as crianças que conheço todas gostam de bolo de cenoura com cobertura de chocolate.

Este é diferente do que costumo fazer, encontrei no site da manteiga mais famosa daqui, deixo a receita na integra, com as alterações que fiz.

Quem fez foi mesmo o finalista, eu limitei-me a ralar a cenoura e a untar o tabuleiro, a decoração ficou ao encargo e imaginação dele e gerou alguma polémica, mas bom.... foi ao gosto dele.

350gr de cenoura
4 ovos grandes
1 colher de sal fino(não meti)
150 gr de açúcar moreno sores, (eu usei amarelo)
100 gr de margarina sabor a manteiga
1 laranja raspa e sumo
200 gr de farinha
50gr de amido de milho(maizena)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio(não meti)

Para a cobertura
100gr de chocolate culinário
30 gr de manteiga (meti só uma colher de sobremesa)
4 colheres de sopa de leite (substitui por natas)
1 pacote de natas

Pele e rale finamente as cenouras no robot de cozinha e junte aí no copo os ovos, sal e o açúcar moreno, triture muito bem até obter uma mistura cremosa.
Para quem não tiver robot de cozinha pode ralar num ralador normal e bater num copo liquidificador ou com uma batedeira e foi com a batedeira que fizemos, porque o pequeno fica chateado porque quer ajudar ou ser ele a fazer e no robot não faz nada.....

Transfira o preparado para uma taça e misture aí as farinhas peneiradas com o fermento e o bicarbonato de sódio e envolva bem, sem bater.

Deite a massa na forma que gostar mais, untada com margarina e polvilhada com farinha, ou forrada com papel vegetal, também untado, eu não meti.

leve ao forno pré-aquecido a 170º durante 50 min. eu cozi a 200º durante 30 minutos, porque meti num tabuleiro.Desenforme o bolo e deixe arrefecer.

Parta o chocolate em bocadinhos e junte com as natas e manteiga e leve ao microondas na potencia máxima durante 1 min.

Eu nunca derreto chocolate no microondas.

Prefiro fazer ao lume brando ou em banho maria, fica melhor.Mexa muito bem com uma vara de arames, para que fique homogéneo, se derretermos ao lume já vamos mexendo e fica logo homogéneo.
Cubra o bolo com este creme e decore a gosto.

Este foi decorado com confetis próprios para bolos, ao gosto do autor e de notar que num bolo tão grande ficámos com um 6º A "gigante"  quase nem se via :-)


2 comentários:

  1. Vou já levar a receita comigo! E vou pôr o meu filho mais velho a fazer pois ele adora ajudar-me na cozinha! Tenho um passatempo a decorrer no blog, gostava muito que participasses! Beijinho

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)