domingo, 11 de outubro de 2015

Bolo de claras e iogurte grego de limão

Já há muito tempo que guardo claras no congelador, mas por vezes não escrevo quantas meti na caixa ou no frasco, pensando utilizá-las em breve, só que isso nem sempre acontece e quando vou utilizar já não me lembro quantas tem.

Foi o que aconteceu com um frasco reciclado das compotas que tinha bem cheio, decidi por isso pesar, para ver e anotar a quantidade.

Os bolos de claras normalmente levam sempre muita manteiga, para substituir a gordura da gema, mas como é do conhecimento das minhas seguidoras aqui no blog, não sou muito fã de meter óleo nem manteiga a granel nos bolos, por isso pensei substituir por iogurte grego, um iogurte cheio de gordura, só que na minha cabeça é uma gordura mais saudável.....

350 gr de claras
1 iogurte grego de limão
1 copo de açúcar (copo de 250 ml)
1 copo de farinha (copo de 250 ml)

Bati as claras em castelo bem firme, quando já estavam bem duras, juntei o açúcar e continuei a bater até não caírem da taça quando viramos ao contrário.

Juntei o iogurte grego sabor cítrico, com creme de limão no fundo e envolvi bem e por ultimo a farinha que envolvi também com cuidado.

Levei ao forno previamente aquecido a 200º numa forma de buraco, untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante mais ou menos 30 min.

Ficou muito bom, uma nuvem perfeita, branquinho, uma textura fofa e esponjosa com o sabor cítrico bem marcado.

3 comentários:

  1. Tenho a certeza que ficou maravilhoso! Tenho imensas claras para gastar e gregos com fartura que estavam em promoçao, amanha vou fazer esse bolo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fiquei rendida a esta versão de bolo de claras. Cá em casa também evito ao máximo a gordura nos bolos mas nunca experimentei retirar por completo a manteiga no bolo de claras. Vou fazer de certeza esta receita.
    Gulosoqb

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)