Queques de nutela, chocolate e cacau

Quem tem filhos pequenos na escola sabe o que é todos os dias preparar os lanchinhos para a manhã e para a tarde.
O mais fácil e pelo que constato dos colegas do meu filho é mandar coisas que eles gostam e que dão pouco trabalho, ter sempre á mão bolos e bolinhos embalados, daqueles cujo nome acaba em ...cau ou outros. Quando são maiorzinhos dar-lhe dinheiro é ainda mais fácil, assim eles mesmo compram e fica bem ensiná-los a gerir o seu dinheiro, só que eles vão geri-lo á sua maneira e vão comprar "porcarias" e por vezes nem o gastam em comida....
Eu por principio não mando nada que eu ache que faz mal á saúde, sou contra todo tipo dessas coisas embaladas com montes de aditivos, corantes, conservantes...  e estes para somar ainda  á lista tem gorduras hidrogenadas/trans, um tipo de gordura sintetizada artificialmente, altamente prejudicial á saúde, mas altamente benéfica para as industrias, pois aumenta longamente o prazo de validade, porque são gorduras que não rançam e mantêm os alimentos com bom cheiro e sempre fofinhos....

Cá em casa enquanto o menino foi pequenino levava sempre pão, iogurtes ou leitinhos, agora que já é só pequeno e não tem auxiliares para o obrigar a comer, diz que não tem tempo nos intervalos e por isso o pão vinha sempre de volta. 
Como dizem os entendidos é melhor comerem "porcarias" do que não comerem nada, para terem energia suficiente para aguentar uma manhã inteira de escola, por isso a alternativa, mandar alguma coisa que "demore menos" a comer e assim a solução é fazer em casa bolos e bolinhos, dá mais trabalho.... dá..... mas é muito melhor, pelo menos tem ingredientes por nós seleccionados.

Estes bolinhos, são os melhores que já fiz e comi ultimamente, ficam com uma textura densa e fofinha e um sabor delicioso, mesmo para apreciadores de chocolate.




4 ovos
220gr de açúcar
200gr de farinha
40gr de cacau
1 pitada de essência de baunilha
80gr de manteiga derretida
1 pitada de sal
240ml de buttermilk(leite+sumo de limão ou vinagre)
2 colheres de sopa de nutela(meti só 1)
3 colheres de sopa de chocolate em pó (substituindo a nutela em falta) 

Para o buttermilk colocar os 240ml de leite numa taça e juntar uma colher de sopa de sumo de limão ou vinagre e deixar em repouso 10min até coalhar.

Ligar o forno a 180º e colocar as forminhas de papel num tabuleiro de ir ao forno e reservar.
No robot de cozinha, bater com a borboleta, os ovos inteiros com o açúcar, sal e baunilha, durante 2 min./40º/vel.4 e de seguida mais 2 min./vel.4 , sem temperatura.
Juntar o buttermilk, a nutela, o cacau e o chocolate em pó, a manteiga derretida, eu usei margarina vegetal, que é mole e não derreti, bater mais 1 min./vel.4 .
retirar a borboleta e adicionar a farinha préviamente peneirada e envolver 15seg/vel.3. Envolver melhor com a espátula se necessário.

Pelo método tradicional é só bater com a batedeira exactamente como é feito no robot, pela ordem e ingredientes.  

Encher forminhas de papel ou se não quiser, forminhas de metal ou silicone, tendo o cuidado de untar e polvilhar no caso das de metal.
Levar ao forno durante 15 a 20 min.






Pelo sim pelo não, para não perderem pitada por aqui, que vêm aí algumas novidades interessantes.

Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖

Comentários

  1. Excelente sugestão, junta-se o útil ao agradável!

    ResponderEliminar
  2. Levo a receita se não te importares! O meu filho também leva lanche todos os dias, mas sempre coisas saudáveis o mais possível. Porque na escola eu sei que ele as come melhor que em casa, vá-se lá perceber porquê! Mas de volta e meia ouço queixas do género "fulano levava um croissant de chocolate", "sicrano levava bolachas de chocolate", "beltrano levava não sei o quê de chocolate". Então uma vez por semana mando algo com chocolate, um queque, um pão barrado com nutella, uma bolacha de chocolate, mas tudo caseiro. Não entra cá nada empacotado a não ser o leite e o iogurte! E tenho a certeza que ele vai adorar estes queques! E gosto de lhe fazer o miminho uma vez por semana porque acaba também por funcionar como incentivo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estes bolinhos estão com um aspecto muito apetitoso.
    Gulosoqb

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares