Bolo de claras e laranja com calda e um desafio aos meus leitores

Mais um bolinho para o chá, delicioso, fofinho, húmido e muito saboroso, para todos os meus amigos e seguidores em Portugal e por esse mundo fora.

Assim hoje queria propor um desafio a todos que costumam ler o meu blog.

Antes de haver as redes sociais os blogs tinham muitos comentários,não que isso tenha um interesse especial, porque muitas vezes eram comentários simplesmente para publicitar o seu próprio blog, eram até um pouco fora do contexto,, mas dava também uma ideia de até onde chegava o nosso. Isso agora não acontece tanto, as coisas foram transferidas para o facebook, mas eu como não associei o meu á minha conta não tenho essa noção,mas tenho alguma curiosidade em saber até onde chega o meu.

Vejo  pelo tráfego de onde o blog é visualizado e por algumas mensagens que me chegam por e-mail que há portugueses e não só, pelo mundo fora a vir aqui buscar uma receita ou outra a alguns até me dizem que não comentam por um motivo ou outro.

Hoje desafio todos a comentar alguma coisa, nem que seja só o sítio de onde me estão a ler, assinando o nome ou não, podem fazer de modo anonimo, não é preciso ter blog :-)


8 claras
2 gemas
300 g de farinha
200 g de açúcar
100 g de manteiga
150 ml de sumo de laranja
Raspa de 2 laranjas
1 colher de sopa de fermento

Calda
50 ml de sumo de laranja
2 colheres de sopa de açúcar
50 gr de manteiga (não meti)

Bater as claras em castelo e reservar

Bater o Açúcar com a manteiga até obter um creme esbranquiçado e juntar as duas gemas e bater bem.
Juntar o sumo e a raspa de laranja e bater bem. Envolver a farinha peneirada com o fermento e misturar bem.
Por ultimo envolver as claras em castelo e levar ao forno em forma de buraco untada e enfarinhada a 180º durante 30 a 40 min.

Entretanto preparar a calda levando a mistura ao lume para a calda aquecer e derreter a manteiga no caso de a querer por.
Quando o bolo estiver bem cozido, retirar do forno e deitar a calda em cima ainda na forma e levar de novo ao forno para absorver a calda e dourar em cima.

OBRIGADA A TODOS :-)

Comentários

  1. Olá, sou sua seguidora. Moro no Brasil, na cidade de Recife.
    Adoro aprender e repassar o que aprendo. Culinária, artesanatos, viagens, jardinagem, ... e tantas outras coisas, são parte do meu interesse.
    Gosto do seu blog pela facilidade de compreensão das receitas. Acho que a língua e semelhanças de ingredientes facilitam bastante. Em blogs de outras nacionalidades há o uso de termos e artigos que desconheço o que dificulta sua aquisição e substituições se for o caso. Nem sempre o google tradutor funciona a contendo. rsrsrsrs.
    Parabéns pelo seu trabalho e qualidade das receitas e fotos.
    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga tudo bem?
    Eu tenho a mesma opinião sobre os blogs mas pouco ou nada me importo por não ter comentários mas tenho como dizes muitos visitantes aqui no meu tacho e de muitos pontos do mundo. O meu está nas redes mas olha que nem vale a pena aquilo é mesmo só para calhandrice e nada mais...um beijinho e um bom 2016 para ti e toda a família.

    ResponderEliminar
  3. É verdade o teu bolo ficou maravilhoso...um beijinho e até um dia destes.

    ResponderEliminar
  4. É verdade tudo o que diz. Eu nunca fui muito de deixar comentários, só deixo quando sinto que devo deixar ou porque o post me leva a isso, ou motivo qualquer, desde que válido. Gosto de ser sincera em tudo o que faço, e deixar comentários só porque alguém o fez no meu blogue, ou porque quero que deixem no meu, não o faço. Gosto que as pessoas que deixam comentários no meu seja porque realmente sentem vontade de o fazer e não por sentimento de obrigação. Eu faço o mesmo.
    Este pareceu-me um desafio giro, e por isso aqui estou eu, a dizer que, de vez em quando, me sento nesta cozinha :)
    Beijinhos
    Marta Dionísio

    ResponderEliminar
  5. É o que eu digo, é impossível vir aqui e não levar uma receita! Pois eu hoje estive a fazer uma receita Açoriana (que vou publicar no blog estes dias) e sobrou-me claras. Pensei logo em fazer bolo de laranja para aproveitar as claras mas... e receita?! Pois bem, mal me sento aqui deparei-me com ela! Fantástico! Vou já fazer de seguida! Quanto aos comentários, sigo-te através do blog e é assim que comento. Aliás, já seguia o teu blog há muitos anos, praticamente desde que o criaste, mas desde que tenho o meu ficou ainda mais fácil ver as tuas publicações e de poder comentar. Tal como tu não tenho facebook. Apesar de já terem insistido para eu criar um, muito honestamente não me apetece. Estou bem assim, gosto de ter um blog simplesmente, sem estar associado a outras redes sociais. Dizem que desse modo o meu blog poderia chegar mais longe, a mais pessoas. Acredito que sim. Mas eu não quero ser famosa, portanto não interessa nada! Mas não tenho nada contra a quem o faz, cada um sabe o que é melhor para si. Mas às vezes já me custa tanto estar disponível para gerir o meu blog e para responder aos comentários que acho que seria o caos se eu ainda tivesse facebook. Beijinhos e obrigadíssima pela receita!

    ResponderEliminar
  6. Antes de mais, tenho pena de só vir agora aqui e não há duas horas atrás. Isto porque estive a fazer bolo de laranja e esta receita tinha-me dado muito mais jeito para gastar umas quantas claras que lá estão. Em segundo lugar, também não tenho o meu blog em redes sociais (confesso que não gosto muito daquilo) mas gosto de saber se as pessoas gostam do que publico. Mas concordo com o que foi dito, por vezes existem comentários apenas de promoção de blogs mas também, enquanto bloggers conseguimos separar o trigo do joio. Para terminar, sou do norte de portugal e gosto de vir aqui espreitar sempre que posso, bom fim de semana :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  7. É a primeira vez que venho... Mas voltarei com toda a certeza.
    Beijinhos

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares