Entrecosto no forno

Esta carne assim assada é muito apreciada cá em casa, não faço muitas vezes, por causa da carne ter muita gordura, ainda que eu e o meu filhinho adoramos, só que pela nossa saúde não vale a pena abusar.

Este fiz sem temperar de véspera, porque fui ás compras de manhã e vi lá no talho e apeteceu-me e ficou excelente.
A carne de porco é mais fácil de ganhar o tempero e eu na verdade nem sou muito adepta de vinhos de alho e carne com muito sabor ao tempero.

Este é um prato que fica bom, mas as fotografias nunca ficam muito bonitas.... a carne dentro do pirex, nem antes nem depois... por isso como não sou profissional de fotografia, sai só uma fotografiazinha do prato

Entrecosto (costela com carne e couro)
Alho
Louro
Colorau
Mistura de pimentas e especiarias
Vinho Branco
Cebola
Polpa de tomate caseira
Azeite

Temperei  a carne meia hora antes de ir para o forno.

Fiz uma pasta com bastante alho esmagado, com as folhas de louro também partidinhas pequenas, o colorau, o sal e um pouco de pimenta moída de um moinho com especiarias e um pouco de azeite.

Besuntei bem a carne com esta pasta de um lado e do outro e depois de meia hora mais ou menos, meti no forno pré aquecido a 250º num tabuleiro sem mais nada com a pele/couro virado para baixo.
Deixei durante meia hora, depois juntei batatinhas em volta e um molho feito com vinho branco, um pouco de água e polpa de tomate e umas tirinhas de pimento verde e deixei até estar quase cozinhado, voltei a carne e deixei mais um pouco para tostar a pele.
Por vezes besunto a carne com mel quando a viro, não foi o caso desta e fica muito bom.

Com salada ou legumes cozidos, uma compota de fruta a gosto.

Uma sugestão simples e barata, fácil de fazer sem grande trabalho, mas que fica muito bom, o único senão é uma carne gorda, para quem não aprecia gorduras já não é tão bom, mas podemos reduzir a gordura que adicionamos e melhora, ou retirar a parte mais gorda e o couro e deixar a costela mais rapada, mas não fica a mesma coisa :)

Comentários

  1. Está mesmo apetitoso! Eu adoro entrecosto! Cá nos Açores temos uma prato típico que é os torresmos de entrecosto, que são maravilhosos! Pelo natal fiz um entrecosto parecido com esse teu, até fiz a dobrar e depois quando meti no forno achei que era um exagero, mas afinal comeram quase tudo! Dizem que estava muito bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O que posso dizer é que adoro assados e este está muito apetitoso, mesmo eu não sendo fã de entrecosto, comia sem problemas :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. Realmente este tipo de carne não é de abusar, mas sabe tão bem e esta tem um ar bem suculento e cheia de bom aspecto.
    Eu cá acho que as fotos fazem jus à sugestão.

    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares