Ervilhas com ovos escalfados

Este prato é bem típico, mas cá em casa não costumo fazer muito.
Não sei se é por isso, mas tenho na memória uma intoxicação alimentar que apanhei no refeitório do primeiro hospital onde trabalhei, ganhei uma espécie de intolerância ao prato... resumindo durante anos nunca mais consegui comer tal coisa. 

A história apenas para alertar que neste tipo de ovos mal cozinhados temos que ter atenção e usar apenas ovos o mais fresco possível, ou fazer o teste na água, metendo o ovo numa taça com água, se boiar é sinal que já não está próprio para consumo.

Passados mais de 20 anos já esqueci o acontecimento e já faço, principalmente se tiver ervilhas caseiras. Foi o caso destas, deram-me um saco gigante e resolvi aproveitar para fazer antes de congelar com elas fresquinhas.

Fiz á minha maneira com

Bacon
Chourição
Febras de porco
Ovos
Ervilhas
Cebola
Alho
Cenoura
Tomate
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.

Fiz um refogado com azeite, a cebola, alho, o chourição e o bacon aos cubos e depois de a cebola estar meio transparente, juntei a carne também partida aos cubos, a cenoura, o tomate e meio copo de vinho branco. Temperar a gosto, mas não abusar dosal, por causa dos enchidos.

Deixei cozinhar e apurar o molho, juntei as ervilhas lavadas  e sem juntar mais água deixei cozinhar em lume brando e com o tacho tapado, para não secar o molho.
Quando as ervilhas estão quase cozinhadas, abre-se um buraco com uma colher e deita-se aí o ovo, um em cada buraco e volta a tapar-se o tacho até o ovo estar cozinhado, mas sem ficar totalmente duro.

Comentários

  1. Adoro isto! Foi uma das minhas refeições a semana passada! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso e é um dos pratos que faço com frequência :)
    Bom aspeto!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca experimentei, ando há algum tempo para fazer mas ainda não fiz, estou em falta.
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. Gosto! Há imenso tempo que não faço.
    Boa sugestão!
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares