Bolo de leite fofinho

Esta é uma versão mais rica do bolo de água que já tenho por aí no blog. O bolo de água é um bolo muito fácil e muito bom, mas decidi experimentar fazer com leite para ver o resultado, porque como é para o filho levar para a escola, sempre tem o leite...

Este assunto dos bolos para a escola está a tornar-se muito repetitivo por aqui, mas para mim é um assunto importante, porque como trabalho até tarde, não tenho possibilidade de ir buscar o filho á escola para almoçar.
Antes costumava mandar iogurtes ou leitinhos e pão, só que com o avançar na idade deixou de comer o pão, porque demora muito e não tem tempo..... e como li algures que é melhor as crianças levarem porcarias para os lanchinhos da escola do que não comerem nada, resolvi começar a fazer por rotina os bolos para lhe enviar, porque como já tenho dito por aqui, recuso-me a comprar por rotina aqueles bolos embalados de marcas famosas que a maioria leva.

Estes também têm açúcar é verdade, mas pelo menos não têm gorduras trans, nem corantes nem conservantes, edulcorantes e outras coisas acabado em antes....

7 ovos
1 caneca de leite
3 canecas de açúcar (mal cheias)
3 canecas de farinha (bem cheias)
Raspa de limão
Fermento.

Bater as claras em castelo bem firme e reservar.


Bater as gemas sozinhas e em seguida juntar o leite e bater bem (faz muita espuma).

Juntar o açúcar e continuar a bater, neste bolo a massa não dobra, ela triplica de volume, o que acontece logo quando se junta o leite, com a junção do açúcar só fica mais densa.

Por ultimo juntar a farinha peneirada com o fermento  e a raspa de um limão e envolver com cuidado.

Envolver as claras com cuidado no preparado anterior e verter numa forma bem grande, untada e polvilhada de farinha.

Vai ao forno a 200º durante 35 a 40 min, dependendo do forno.



Como fica um bolo muito grande resolvi dividir e cozi uma parte numa forma de silicone e o resultado foi este.....


Resolvi de uma vez por todas eliminar as formas grandes de silicone da minha cozinha, já foram para a garagem, não me consigo entender com elas, nem gosto da textura e nem consigo desenformar direito, mesmo quando sai direito, fica sempre uma película agarrada á forma que deixa o bolo meio despido....

Comentários

  1. É um bolo bem fofo e fica bem grandão! Tenho de fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou um bolo fantástico,...
    As minhas formas de silicone não me têm dado problemas, mas eu unte na mesma e sempre com farinha e manteiga (fica a dica),..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. bolinhos assim são deliciosos para o lanche e pequeno almoço, sabe tão bem.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Também concordo contigo, nada bate um bolo caseiro, mesmo sendo um bolo. Aqui em casa já não me lembro a última vez que compramos bolos de compra, a única coisa que entra são mesmo as bolachas (mas apenas algumas). Tenho de experimentar qualquer dia este, é super simples como eu gosto e dá para aromatizar com o que quisermos :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares