Petinga/Sardinha de escabeche
Petinga ou sardinha de escabeche, um dos grandes petiscos nacionais, servido em tascas e nas melhores casas.
Podia contar algumas histórias acerca destas petingas, boas memórias de lanches e petiscadas onde elas entraram.
Mas a mais engraçada que me lembro foi numa festa de natal do serviço onde em tempos trabalhei e onde havia o costume de fazer uma troca de presentes, uma prenda a sério e uma de brincar (ás vezes a séria era pior que a de brincar...:), para esta prenda de brincar costumava-se tentar encontrar um ponto fraco, ou não, da pessoa que iria receber a prenda e é claro que o sorteio dessa prenda era completamente adulterado, mas ninguémmmm suspeitava dessa adulteração(..... :)
Um belo dia a minha prenda foi uma caixinha com uma broa miniatura (que davam na altura no refeitório desse serviço) e umas sardinhas de escabeche, deram-se ao trabalho de procurar uma tasca para as comprar e isto porquê?..... todos os dias eu olhava para as broinhas e lamentava-me de não ter umas sardinhinhas de escabeche para comer com a broa e de preferência ao pequeno almoço, já que ao almoço por norma não como pão (as sardinhas até iam :)).....
Receita nem sei se precisa, quem não sabe fazer sardinhas de escabeche.... bem mas como tenho por aqui leitores de vários pontos do planeta e de língua portuguesa, resolvi trazer este petisco tão português.
Farinha
Azeite/Óleo
Vinagre
Cebola
Alho
Louro
Colorau
Primeiro passar a sardinha por farinha, como são pequeninas e normalmente muitas, eu encontrei uma técnica, para não passar de uma a uma.
Meto um bocado de farinha num saco plástico e meto as sardinhas lá dentro, aperto a ponta aberta do saco e abano bem e as sardinhas saem todas envolvidas na farinha.
Depois fritar em azeite ou óleo, cá em casa uso azeite, deixar até as sardinhas ficarem bem crocantes,
retirar e colocar em cima de papel absorvente e transferir para uma taça que possa levar o molho.
Para o molho utilizo azeite novo, há quem faça com o azeite onde se fritou a sardinha, dizem que fica mais saboroso, eu não gosto, penso que esse azeite já está alterado e cheio de substancia perigosas :)
Meto numa frigideira bastante alho picado e cebola cortada ás rodelas de modo grosseiro, uma folha de louro e o azeite, vai ao lume até ficar a cebola dourada e junto colorau e o vinagre, com cuidado, porque provoca muitos salpicos. Deixar um pouco mais e está pronto.
Deitar este molho em cima das sardinhas e deixar de preferência de um dia para o outro para as sardinhas ganharem o gosto, cá em casa não chegam lá :) (ao dia seguinte :))
Cá em casa adoramos,...apesar de ter espinha bem pequenina,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Tem um aspeto fantástico.
ResponderEliminarAdoro este prato.
Beijinhos
Vânia
http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/
Nós por cá adoramos este petisco :-) Pequenote incluído! É um petisco bem tradicional e o seu prato está bem apetitoso :-) Beijinhos
ResponderEliminar