domingo, 20 de novembro de 2016

Bolo de chocolate e café

Tomando como base a receita do bolo mais fácil de chocolate que já tenho no blog e á minha maneira, retirei o óleo, substitui por leite e acrescentei um sabor novo que eu gosto de combinar com o chocolate, o café.

Como toda a gente que me segue por aqui, já percebeu, não gosto de utilizar muitas gorduras nos bolos, os bolos ficam deliciosos com manteiga e há quem diga que com óleo também...., eu por principio ou corto, ou simplesmente não faço..... e há tempos uma senhora em conversa comigo ria-se desta minha mania e até fez um pouco de chacota com os meus bolos e com as minhas receitas alteradas, mas passado pouco tempo deixou escapar que fez como eu em determinado bolo e correu muito bem......

Como eu costumo dizer cada um que se intoxique conscientemente, por mim não....se os bolos são para comer cá tento ao máximo fazê-los o mais saudáveis que consigo.

3 Ovos
1 Chávena de leite
3 Chávenas de farinha
2 Chávenas de açúcar
1 Chávena de chocolate em pó
1 e 1/2 Chávena de água a ferver
1 Colheres de sobremesa de fermento
1 colher de sopa de bicarbonato
1 colher de sopa de café solúvel

Meter numa taça os ovos, o leite, a farinha, o açúcar e o chocolate em pó e mexer bem com uma colher até não se ver pó nem grumos.
Juntar a água a ferver onde se dissolveu o café e misturar bem.
Por ultimo juntar o bicarbonato e o fermento e misturar bem.

Levar ao forno pré aquecido a 200º em tabuleiro rectangular untado com manteiga e polvilhado com farinha, durante 40 minutos.

Nota:O bicarbonato faz com que o bolo fica bem negro, parece que levou cacau em vez de chocolate e funciona também como levedante, porque neste bolo cortei um pouco e não cresceu tanto.

2 comentários:

  1. Essa também é uma preocupação por aqui. Já era e então desde que comecei a minha dieta para perder peso, passou a ser ainda mais. Agora até fico horrorizada com a quantidade de gordura e açúcar que alguns bolos levam! Os bolos sem gordura também ficam fofos e deliciosos, contrariamente ao que se possa pensar. E esse teu é prova disso! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As receitas de bolo de chocolate nunca são demais...
    Parece muito bom...

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)