quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Mérida um tesouro aqui bem pertinho

Quem não gosta de passear, dar umas voltinhas :)  por aqui e por acoli?
Eu adoro já todos sabem.

Este passeio foi curto, aqui bem pertinho em Espanha um país com muita história e muitos sítios para descobrir, de vez em quando gosto de ir até lá.

Mérida foi o destino desta vez. Uma cidade pequena mas muito simpática e de gentes muito simpáticas e disponíveis a ajudar, fica a menos de 3 horas de carro desde Coimbra ou de Lisboa, menos de 300 km e 60 km de Badajoz, distancia que se faz muito bem.

"..Mérida é um município da Espanha e cidade capital da comunidade autónoma da Estremadura, nas margens do rio Guadiana.
Fundada em 25 a.C. com o nome de Emerita Augusta, foi durante a ocupação romana uma das mais importantes cidades da Península Ibérica, capital da Lusitânia. Possui vários testemunhos desse passado, tais como o teatro e o anfiteatro romanos, 
O conjunto arqueológico de Mérida está classificado como Património da Humanidade da UNESCO."



Andar pelas suas ruas cheias de lojas e bares de tapas e de repente aparecer um templo que até pode ser o de Diana, enorme, muito mais bem conservado que o nosso, ao virar da esquina, um arco, o de Trajano ou umas ruínas que nem sabemos bem o que são, mas no mapa está assinalado....
e toca a patear que por aqui há mais.....

Uma visita imperdível.

O conjunto arqueológico é enorme e muito variado, sendo que a maioria é de origem romana, O Teatro e o Anfiteatro, são os monumentos mais representativos, dois aquedutos muito bem conservados e para além disso tem também um legado visigodo e muçulmano importante.

Museus, Monumentos religiosos,Palácios, Pontes, um sem fim de coisas para ver e visitar que nos ocupam durante dois dias sem descansar muito.

A organização da cidade em termos de visitas é interessante, pois existe um bilhete que permite visitar 5 monumentos, tipo passe que vamos picando á medida que entramos e não perde validade no dia, podemos utilizá-lo noutros dias, para além dos monumentos que se encontram na rua á vista de toda a gente este passe inclui os mais importantes.
De fora fica o Museu de arte Romana, um edifício do arquitecto Rafael Moneo, que vale só pelo edifício, imponente e muito bonito. A colecção que alberga importantíssima, tem muitas das esculturas originais que foram retiradas da rua para que não se degradem.   

Para dormir há uma oferta simpática e a preços igualmente simpáticos, tem um parador (correspondente ás nossas pousadas) situado num antigo convento, um Hotel & Spa para quem quer relaxar um pouco no fim de um dia a patear sabe bem e que em época baixa e reservando com antecedência se conseguem preços inferiores a 100 euros.
Para quem quer algo ainda mais barato recomendo o Hostal acueduto de los milagros muito bom, nada a ver com o conceito de hostal, é um hotel ao nível de muitos em que já estive com 3 estrelas. 

A comida ao contrário do que a maioria dos portugueses tende a dizer, é muito boa e nesta região em particular gostei de tudo que comemos, não se pode é dizer que se come mal em Espanha só por dizer, quando o termo de avaliação é muitas vezes o restaurante de beira de estrada, aqueles com o menu em fotografias  na porta por poucos€.....
Muito bons bares de tapas e restaurantes.
O sitio onde comi as melhores tostadas de Espanha. 

2 comentários:

  1. Gostei bastante do artigo. Esclarecedor.
    Tenho pena que, para tanto texto, haja apenas uma foto. Acho que ficaria muito bem a foto do Aquedute de Los Milagros e uma foto de uma qualquer rua, já que se faz referência, no texto.
    Provavelmente eu teria optado por colocar uma foto onde, para além da "Frente de Cena" também se visse a escadaria do teatro.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo comentário Marcelino
    Estou em fase de experiências e mudanças e até tinha originalmente as fotografias todas, mas decidi fazer o vídeo, porque permite por mais, mas reconheço que não tem o mesmo impacto.
    Mas vou ter o seu comentário em conta porque eu mesma achei isso :-)
    Obrigada é volte sempre

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)