Pudim de ovos com Vinho Moscatel ou Porto

Pudins é uma sobremesa que gosto bastante e não faço muito, mas gosto e se for a algum restaurante em que as sobremesas sejam aquelas vulgares prefiro de longe o pudim caseiro que costuma fazer parte do menu.

Este pudim é uma receita já velhinha de uma revista daquelas bem conhecidas e antigas

230 gr de açúcar
12 ovos
1 l de leite
3 colheres de sopa de vinho do porto
1 colher de sopa de farinha
Caramelo liquido q.b.

Eu preparei 2/3 da receita, porque a minha forma não leva mais.

Para preparar este pudim, temos que levar primeiro o leite a ferver com o vinho do porto, eu substitui por Moscatel e reservar.
Numa taça bater os ovos com o açúcar e a farinha.
Adicione a mistura do leite aos poucos mexendo muito bem.

Numa forma de pudim molhada, deitar 2 colheres de sopa de açúcar e levar ao lume até fazer caramelo e untar com ele a forma toda.

Verter a mistura do pudim e leve ao forno pré-aquecido a 180º em banho-Maria durante cerca de 50 min. ou como eu prefiro, levar a cozer na panela de pressão numa forma própria com tampa também em banho-Maria mas durante apenas 15 min. depois de começar a ferver, porque eu fiz apenas 2/3 da receita, mas fazendo tudo mais 5 minutos são suficientes.

Deixe arrefecer na forma e desenforme depois, com vinho do porto fica mais escuro, com o Moscatel fica mais clarinho, mas igualmente bom.
Quem me quer seguir no facebook :)

Comentários

  1. Era exatamente este que a minha mãe fazia! Aliás, era sempre este! Depois de eu casar é que comecei a experimentar outros! E sou apaixonada por pudins! Adorava comer uma fatia desse para matar saudades! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa Noite, querida Cininha!
    Vou experimentar pois deve ficar maravilhoso...
    Copiei para guardar a receita com carinho...
    Bjm muito fraterno

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares