quarta-feira, 8 de março de 2017

Bolachinhas de claras e amêndoa

Bolachinhas de claras que mais parecem uma nuvem, daquelas que trincamos se desfazem na boca.

O meu filho que não gosta nem come frutos secos e nada que os contenha, nem nutela só porque vê as avelãs na capa, comeu estas bolachinhas e deliciou-se, quase não deixava nada para nós.

Deliciosas mesmo e uma excelente sugestão para aproveitamento de claras.


2 claras 
125 gr de farinha de amêndoa
200gr  de açúcar em pó
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de baunilha em pó

Primeiro separe as claras e deixe-as a envelhecer numa chávena tapada em cima da banca para perderem um pouco de humidade.

Pré aquecer o forno a 150º.
Pulverizar muito finamente a farinha de amêndoa junto com o açúcar em pó num processador ou num robot de cozinha e passe numa peneira fina.

Bater as claras e quando começarem a ficar em castelo firme, juntar as colheres de açúcar uma a uma e continuar a bater até ficar um suspiro não muito duro.

Adicione então a farinha de amêndoa peneirada por 2 ou 3 vezes e envolva com muito cuidado de baixo para cima para não perder volume.

Meter num saco de pasteleiro e formar círculos pequenos e afastados uns dos outros em cima de um tabuleiro forrado com papel vegetal.

Deixe descansar por um pouco e leve depois ao forno pré- aquecido a 140 durante 15 a 20 min, no meio do forno e de preferência com ventilação, deixe arrefecer um pouco antes de retirar as bolachinhas do papel, para não se partirem.


Ficaram umas bolachinhas deliciosas que voaram de tão leves.

4 comentários:

  1. Que boas bolachinhas.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/cupcakes-de-iogurte-e-coco.html

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)