Torta de laranja Paleo sem gluten e sem açúcar

Esta torta de laranja é uma excelente alternativa para quem gosta de um docinho, mas não quer abusar dos hidratos de carbono, seja por um motivo ou outro, seguindo uma dieta de emagrecimento, ou simplesmente seguindo um modo de alimentação diferente e mais cuidado.

Ultimamente tenho seguido um grupo de dieta paleo, não porque siga a dieta, mas porque uma amiga me adicionou e como acho o principio interessante, vou lendo umas coisas e tirando as minhas conclusões.
Cá em casa não é fácil seguir esta dieta, porque nos seus princípios básicos há dois ou três elementos difíceis de seguir pelos meus homens:
  • corte radical nos hidratos de carbono e gluten. 
  • corte radical nas leguminosas e grãos em geral. 
  • consumo exagerado de carne e de produtos animais.

  • O mais pequeno está em fase de crescimento acelerado, pratica um desporto que lhe consome muita energia, para além da que dispende normalmente, adora pão, e leguminosas, não lhe posso dar no fim de um treino uma panqueca sem gluten e sem hidratos de carbono e umas frutinhas, se ele come 3 ou 4 pães, sem nada dentro, adora feijão, grão...
  • O mais velho tende mais para uma dieta vegetariana, por isso muito difícil de convencer a aderir a uma dieta onde se usa e abusa da carne e dos produtos de origem animal.


Do modo de vida Paleo e do que tenho lido, vou introduzindo algumas alterações á dieta cá de casa
  • comprar e consumir mais produtos de origem biológica, ou de melhor qualidade.
  • deixei de comprar peixe de aquacultura.
  • deixei de comprar frango no talho, ou compro do campo, ou compro a criadores particulares, que me dão algumas garantia e carne em geral tento comprar de melhor qualidade.
  •  tenho minimizado o consumo de tudo que vem em latas e frascos e embalados em geral.
  • Óleo já não usava, há muito tempo que só uso azeite 
  • Queijo tento comprar o que não tem aditivos
  • Manteiga e leite compro dos Açores, pensando que as vacas lá vivem mais felizes e comem mais pasto e menos rações.
  • Açúcar só uso nos bolos e bolachas que faço, mas compro amarelo ou mascavado, não deixa de ser açúcar, mas é menos refinado que o outro.
  • Usar mais frutos secos para os intervalos
Esta torta fiz porque vi uma fotografia no blog da minha amiga Márcia, acérrima defensora desta dieta/modo de vida, gostei do aspecto e a receita pareceu-me bem, experimentei e gostei...
Não é a torta de laranja a que estamos habituados, aquela que leva 500gr de açúcar, que até baba a calda, por todos os poros, mas ficou boa e principalmente linda e perfeita :)


2 laranjas
50gr de polvilho doce
2 colheres de sopa de mel
8 ovos
60 gr de ghee ou manteiga eu usei manteiga

Tirar a casca das laranjas e a parte branca e reduzir a puré eu usei o meu robot de cozinha.
Juntar os restantes ingredientes e bater bem, 1 min. vel.5
Colocar papel vegetal no tabuleiro do forno. Deitar a massa e levar ao forno durante 25 min a 180. mas depende do forno e do tamanho do tabuleiro.
Verificar com o palito e ter o cuidado de não deixar cozer demais para não ficar seca.
Desenformar sobre um pano humido, eu desenformei sobre outra folha de papel vegetal e enrolar.
Ficou aprovada por mim, os restantes provadores gostaram, mas não adoraram.

Cininha💕💕

Comentários

  1. Eu também não conseguiria seguir um estilo de vida paleo. Aliás acho que não conseguiria nem ser paleo, nem vegetariana, nem vegan, e por aí fora. Mas sou como o pianista, tento tocar todas as teclas do piano. Absorvo um bocadinho daqui, um bocadinho dali e assim acho que vou conseguindo ter uma alimentação diversificada e saudável. A torta ficou linda! Sabes, depois de nos habituarmos a consumir menos açúcar, depois algo mesmo doce que consumíamos antes se torna demasiado doce e demasiado enjoativo para o nosso palato. Pelo menos comigo é assim! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. essa torta é uma ótima sugestão sem acuçar nem nada dá para comermos sem "culpa"


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares