Arroz doce e o casamento

Casamento e arroz, casam bem :)

Quando eu era pequena, na aldeia dos meus avós o arroz doce era rei, a sobremesa de eleição em todas as casas, nos casamentos que eram feitos em casa, por cozinheiras contratadas para fazer a comida, o arroz doce era a sobremesa principal  da festa.

Para além disso havia uma tradição em que os noivos iam entregar a casa de familiares, amigos e vizinhos que não eram convidados para o casamento, mas que eram pessoas por quem os noivos/seus pais tinham consideração, um grande prato de arroz doce, feito em casa.

Para mim este era o melhor arroz doce que alguma vez comi, feito com leite de cabra ou vaca dos animais criados na aldeia e por isso bem gordo e do qual resultava um arroz doce muito cremoso, sem adição de ovos nem outros cremes que noutros sítios usavam.

Desde que recebi o cabaz Bom Sucesso que andava com vontade de experimentar fazer o meu arroz doce super-fácil, com uma das variedades que veio, o Risotto, de bago bem gordinho que no meu imaginário achei que daria um arroz doce bem ao jeito daquele que comia em casa da minha avó e tias, cremoso e assim foi, ficou delicioso.




150gr de arroz para Risotto Bom Sucesso
1 litro de leite gordo
Meio litro de água
200 gr de açúcar
1 pau de canela
1 pitada de sal
Casca de limão a gosto
1 colher de sopa de leite em pó (opcional)

Meter tudo, sim eu disse tudo..... num tacho e vai ao lume até levantar fervura.
Nesta minha receita não há essas frescuras de abrir arroz na água porque se não, não coze e nem meter o açúcar só no fim porque vai pegar.... é mesmo tudo ao mesmo tempo.

Assim que começar a ferver baixa-se a temperatura do fogão e deixa-se fervilhar em lume brando durante 45 min, mexendo de vez em quando (mas pouco ou quase nada :).


Para quem gosta do arroz amarelinho pode juntar 3 ou 4 gemas batidas  (misturadas primeiro com 2 ou 3 colheres do arroz quente, para não talhar quando se junta), imediatamente antes desligar o lume e mexe bem, eu não meto, porque a tradição na minha terra não manda meter gemas, arroz doce é branquinho mesmo.

Comentários

  1. Estou neste preciso momento a fazer arroz doce! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai que não podia ver isto agora, fiquei cheia de vontade.
    Parece-me ser uma delícia, gostei bastante :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, fantástico aspecto. Valeu a pena vir cuscar.
    beijinhos
    http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares