Minas de sal de Wieliczka Cracóvia- Património UNESCO

Um dos pontos de interesse para quem visita Cracóvia são esta minas de sal que ficam em Wieliczka, uma cidade nos arredores de Cracóvia,




Vista da porta das minas, ao fundo por tras do restaurante encontra-se a estação de comboio

As minas de Wieliczka são um dos locais mais visitados na Polónia, inscritas em 1978 na lista de Património da Humanidade da UNESCO, para esta eleição contribuiu a capela de Santa Cunegunda que conta com diversas esculturas entre elas uma do papa João Paulo II que também visitou estas minas.
Capela de Santa Cunegunda o ex-libris da Mina
João Paulo II na Capela de Santa Cunegunda o ex-libris da Mina

Candeeiros muitos e todos feitos em Sal

A escultura mais apreciada é uma de Nicolau Copérnico, mais um dos visitantes ilustres.



Estas são as minas de sal mais antigas do mundo e ainda em funcionamento, são visitadas por mais de um milhão de visitantes por ano.

A formação dos cristais de sal

As minas são muito mais que a extracção de sal, o que as tornou internacionalmente conhecidas foi a arte e engenho dos mineiros que durante séculos (desde o sec.XIII) souberam usar para suportar as enormes galerias e para tornar a sua vida mais agradável.
As minas tem uma profundidade de 327 metros e 300km de galerias

Planta da Mina

Estruturas em madeira de suporte para evitar derrocadas







A visita começa com uma descida directa de mais de 300 escada em "caracol quadrado" ao longo das 3h30 que demora a visita percorremos  cerca de 3,5km e descemos á profundidade de 135 metros, (1% da totalidade da mina) durante o percurso vamos alternando partes planas com mais escadas, no total são mais de 800 escadas, percorrendo um labirinto de galerias, salas e capelas, terminando a visita com um museu que demora ainda uma hora de visita.





Ao longo do percurso há diversas esculturas de figuras importantes que visitaram a mina e bonecos e estruturas que representam os diversos métodos de exploração utilizados ao longo dos anos na mina.


Os cavalos trabalharam na mina até 2002






A mina não é um espaço claustrofóbico, porque os corredores e galerias são bastante altos e amplos com arejamento e temperatura constante, as escadas ainda que todas de madeira, estão num perfeito estado de conservação seguras mesmo para os mais .




Antes de ir para a parte do museu, faz-se uma pausa numa zona de restaurante e loja, aqui a guia avisa que quem quiser sair pode fazê-lo dirigindo-se aos elevadores, quem quiser seguir com ela na visita ao museu tem 10 minutos livres na zona do restaurante e loja, nós percebemos que quem quisesse visitar o museu sozinho podia, mas o museu é mais um labirinto de galerias e como perdemos a nossa guia porque demorámos no restaurante, tivemos que esperar pela próxima guia, e nem sei porque sugerem abandonar a visita ali, porque o museu é a parte mais interessante, com mais capelas e peças de museu e está incluído no preço.....












Santa Barbara também é padroeira dos mineiros na Polónia



A visita é obrigatoriamente guiada e há visitas em várias línguas a portuguesa não está contemplado.
 Os tours tem hora marcada assim para não haver surpresas é melhor ver antes na página os horários das visitas para não ser surpreendido ao chegar lá e ter acabado de sair um tour na língua desejada e o próximo demorar. O inglês sai a cada 30 minutos, mas o espanhol só há dois por dia.

O bilhete pode ser comprado em agencias e inclui transfer a partir de cracóvia, ou ir por conta própria e basta chegar lá e comprar o bilhete para o tour desejado e esperar que reunam o grupo para entrar, se não quiser correr riscos pode-se reservar na internet.

O site que recomendo para reservar é o Getyourguide de confiança
Para reservar um Tour de meio dia «««ver aqui

Para ir por conta própria é fácil e pode-se ir de comboio ou autocarro

Para chegar a Wieliczka 
Autocarro 304 que parte das Galerias krakowska em frente à estação de comboios.


De Comboio na estação Central Glowny para a estação Wieliczka Rynek kopalnia duração 20 min.



Horário das visitas:
De 1 de abril até 31 de outubro das 7h30 até ás 19h30
De 2 de novembro até 31 de março das 8h até ás 17
Para mais informações deixo o site da Mina
http://www.wieliczka-saltmine.com/

Os Preços:
84 Pln adulto
322 bilhete família (2 adultos e 2 crianças <16 16="" anos="" p="">
10 Pln para fotografar dão um autocolante para identificar quem pagou.
Existem descontos para estudantes portadores de cartão e idosos, crianças menores que 4 anos não pagam.<4 anos="" cart="" com="" de="" e="" estudantes="" identifica="" idosos.="" o="" p="">
 Jardim em frente ás minas 

Jardim em frente ás minas 

E o Papa João Paulo II sempre presente

Comentários

Mensagens populares