sexta-feira, 12 de maio de 2017

Camarões com leite de coco e arroz aromático

Há muitos anos atrás havia uns cursos de cozinha em Lisboa na Cozinhomania dos quais uma prima minha era adepta e num fim de semana que eu fui lá aproveitei e fui com ela.

Os cursos tinham temáticas e este que eu fui eram pratos fáceis, constaou da preparação de uma entrada, um prato de carne, outro de peixe e uma sobremesa.
O de peixe foram estes camarões dos quais fiquei fã, nem sei como ainda não tinha aqui no blog.

A receita é muito simples, rápida e boa e combina muito bem com arroz branco, porque fica com muito molho. por isso optei por fazer um arroz aromático que combina também muito bem com este tipo de pratos mais exóticos,


 Ingredientes:
500 gr de camarões grandes crus
2 colh chá de açúcar
3 colh.sopa de sumo de limão
200 ml de leite de coco
Sal e pimenta preta ou mistura de 5 pimentas
2 colh.sopa de Coentros picados
2 colh. sopa de chalotas picadas finas
2 malaguetas grandes, sem sementes e picadinhas (não usei)


Tire a pele aos camarões em cru e retire-lhes a tripa. Para obter 500gr de camarão cru, temos que descascar quase 1kg. 
Lave-os seque-os com papel de cozinha.
Tempere os camarões com sal, pimenta e junte-lhes o sumo de limão e o açúcar e misture bem. Juntei um pouquinho de azeite picante para substituir as malaguetas e deixe ficar assim a marinar alguns minutos.
Ponha os camarões num recipiente que possa ir ao microondas, deite sobre eles o leite de coco e leve ao microondas, no máximo, cerca de 3 min. Mais do que isto os camarões secam e não ficam bons.

Se preferir fazer no fogão, levar o leite de coco a ferver e quando estiver deite-lhe os camarões  dentro até perderem o aspecto cru, só breves minutos.

No fim envolva com as chalotas picadinhas, as malaguetas e os coentros. As chalotas têm um sabor muito forte, para quem não gostar muito de cebola, pode por menos, eu meti por causa do pequeno, mas se for bem picadinho não se nota muito.
Sirva imediatamente. 

Fica bem com arroz branco, este fiz com arroz aromático bom sucesso


1 comentário:

Não passe sem deixar um miminho :)