segunda-feira, 24 de julho de 2017

Arroz de polvo

Quem gosta de arroz de polvo?

Eu adoro, sou mesmo fã do género, arroz com molho/caldo, de polvo é um dos meus favoritos.

Receita, a do costume, nada de extraordinário, apenas o arroz é diferente, fiz com o Baby rice  Bom Sucesso, se é bom para bebés também é bom para nós concerteza, um arroz produzido sem químicos tal como a natureza o dá, isento de bactérias, próprio para a alimentação dos bebés e como cá em casa cada vez mais me preocupo com a qualidade dos alimentos que comemos, acho este arroz uma excelente opção.


  • 1 polvo fresco (congelado)
  • 2 cebolas
    1 folha de louro
    2 dentes de alho
    Azeite
    Tomate maduro
    Arroz Baby rice da marca bom sucesso 
    Sal
    Salsa picada

Normalmente compro o polvo fresco e depois congelo, cada vez mais evito comprar este tipo de moluscos congelados, porque têm montes de aditivos e são demasiado salgados. Congelo porque alguma vez li que ficam mais tenros e fáceis de cozer.

Então primeiro que tudo cozer o polvo congelado com uma das cebolas inteiras e a folha de louro e pouco sal, para se poder aproveitar o caldo. 

Deixe cozer, tapado, em lume brando até a cebola estar macia, ou então cozer na panela de pressão, mais rápido, mas atenção aos tempos para o polvo não se desfazer todo.
Retire o polvo, coe o caldo da cozedura e reserve.

Aloure a restante cebola e os dentes de alho, picados, no azeite bem quente.
Entretanto, limpe o tomate de grainhas e corte-o em cubinhos junte ao refogado e deixe cozinhar durante 2 a 3 minutos (eu trituro com a varinha ou no robot de cozinha se fizer aí o refogado).

Regue com a quantidade de caldo pretendida do caldo reservado e assim que retomar fervura introduza o arroz e rectifique o sal. Para que o arroz fique com caldo a água é o triplo do arroz.


Tape e deixe cozer durante cerca de 12 minutos.
Corte o polvo em troços e junte ao arroz assim que este estiver quase cozido.


Polvilhe com com salsa picada ou coentros, eu gosto mais com coentros.
Sirva sem demora.

3 comentários:

  1. sou fã de arroz de polvo, assim bem molhadinho, uma sugestão 5*


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Cá em casa era benvindo este pratinho,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este arroz, mas irei procurá-lo, despertou-me interesse. Este arroz de polvo está bem ao meu gosto, com caldo. Convido-te a visitar o meu espaço, espero que gostes. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)