Grutas de Altamira passeando por Cantábria

Nas ultimas férias de verão, uma das coisas que fui visitar foi a Gruta de Altamira, só que não estudei o roteiro e pensava que ia mesmo ver a Gruta, mas esta não se encontra aberta ao público, apenas permitem a visita à sexta feira a 5 pessoas mediante sorteio, não sei como esse sorteio é feito, por que nem era sexta feira e nem iria estar lá na próxima.

O que se visita todos os dias e é grátis é o Museu Nacional e Centro de Pesquisa de Altamira onde tem uma sala a Neocueva ou Neo-caverna de Altamira a reprodução mais fiel da original, onde podemos ver réplicas perfeitas das pinturas originais.



Deixo alguns dados sobre Altamira, retirado da Wikipédia.
"Altamira é uma caverna na qual se conserva um dos conjuntos pictóricos mais importantes da Pré-história. 
Fica no município espanhol de Santillana del MarCantábria, num prado do qual tomou o nome.
Por volta de 11 000 a.C., a queda de uma rocha bloqueou a entrada da caverna, impedindo a continuidade da ocupação humana e assim preservando o seu interior.
Foi declarada Património da Humanidade em 1985. 
Em 2008, a nomeação foi estendida para outras 17 cavernas do País Basco, das Astúrias e da própria Cantábria, chamando o conjunto "Caverna de Altamira e arte rupestre paleolítica do norte da Espanha.
A caverna de Altamira foi descoberta em 1868 por um caçador chamado Modesto Cubillas, que encontrou a entrada quando tentava libertar o seu cão, que estava preso entre as fendas de umas rochas.
Em 1917, a caverna foi aberta ao público em geral e, em 1924, foi declarada Monumento Nacional.
Em 1973 foram alcançados os 174 000 visitantes
Em 1977, foi clausurada a caverna ao público para se reabrir finalmente em 1982 e permitir o acesso a um restringido número de visitantes por dia, evitando ultrapassar 8500 por ano.
Desde 2001, junto à caverna foi levantado o Museu Nacional e Centro de Pesquisa de Altamira, do arquiteto Juan Navarro Baldeweg...." 

O Museu é muito interessante, para além da réplicas das pinturas, tem uma colecção importante de peças e filmes que cativa mesmo quem não é fã de história.
Em muitos casos tem grandes fotografias ou mesmo figuras em tamanho real a acompanhar as peças, para melhor ilustrar e situar no tempo as peças, por isso se torna mais leve e fácil de agradar a grandes e até pequeninos.






Referência ao nosso património pré histórico também neste museu








 Um emplastro que me estragou a fotografia  :) :)








A zona envolvente é muito bonita e verde, um sitio muito agradável para passar um fim de semana, porque para além desta Caverna/museu a cidade de Santillana del mar é muito bonita.



Será aqui a entrada para a gruta? pelo menos estava lá um figurante de homem das cavernas :)


A nível de hotéis nesta zona são muito típicas as pousadas, antigas casas recuperadas, muito bonitas, tanto por dentro como por fora e foi numa destas que nós ficámos.


O Parador de Santillana de mar, o Suites con Jacuzzi Santillana, ou a Posada la Leyenda são algumas das sugestões que deixo, mas há muitas mais e todas com preços acessíveis e muito agradáveis.

Comentários

  1. Nossa que lugar incrível repleto de história, espero um dia pode conhecer essa gruta xD

    http://renatapradoph.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares