Grutas de Betharram viagem ao centro da terra de barco e comboio

As Grutas de Bétharram são uma serie de grutas, situadas na fronteira dos departamentos dos Pirenéus atlânticos e dos altos Pirenéus e também na fronteira das regiões de Aquitânia y Médios Pirenéus no sul da França.



Foi mais um ponto de visita na nossa road trip pela França de Setembro.
Ficam a 15km de Lourdes e a 25 da cidade de Pau, por isso fomos de tarde depois de visitar Lourdes.

A entrada faz-se na região dos Pirenéus atlânticos nesta casinha à qual somos transportados por um autocarro, porque o carro fica 2km mais abaixo num parque de estacionamento.









Já visitei várias grutas pelos sítios por onde tenho passado noutros países e de muitas trouxe a sensação de que as nossas da Serra de Aire são sempre melhores.




Estas fazem a diferença, diz na página das grutas que são as mais belas da Europa e são deveras imponentes e grandiosas, as melhores que já visitei.



Como disse o nosso guia de visita, "-vamos embarcar num aventura de Indiana Jones".
Percorrer quase 3Km a pé de barco e de comboio, num desnível de 80m.




Ao longo do percurso, vamos passando por várias galerias, com formações rochosas espectaculares, tanto estalactites como estalagmites, com efeitos de luz e som em algumas zonas que tornam as peças ainda mais imponentes.

A visita é sempre guiada e na compra dos bilhetes convém dizer em que língua queremos ouvir a visita, porque o guia vai explicando, em francês é depois põe uma gravação nas outras línguas por ordem da língua que tiver maior numero de visitantes, sendo que éramos só 3 portugueses, a nossa língua era a ultima.
Acabámos  por dizer ao guia que não queríamos ouvir em português porque se não ficávamos sempre para ultimo a ouvir e o grupo avançava e perdíamos o espectáculo que ele fazia a explicar em francês, um verdadeiro guia turístico que está na gruta há 40 anos nota-se que faz o que gosta e só ele vale metade da visita, um verdadeiro actor.



A saída da gruta faz-se já noutro departamento, os altos Pirenéus numa casa histórica, onde fica o terminal do comboio que nos transporta de dentro da gruta.
A casa de arquitectura diferente do habitual, não é mais que a loja da gruta, onde vendem os tradicionais souvenirs, os típicos e muitos fósseis que foram encontrados na zona.
Esta saída fica na zona onde tinhamos deixado o carro, ou seja está tudo muito bem organizado, já que a entrada da gruta é longe da saída.


Indicações gerais de visita:

O Horário depende de época do ano podem ver aqui

Os preços normais são 14€ o adulto e 9€ a criança dos 4 aos 12 anos mas existem tarifas diferentes para grupos e não só 

Na página tem boas indicações de como chegar lá.

Para dormir na zona há muito boas sugestões de hotéis familiares como o B&B La Grange De Thalie ou Chambres d'Hôtes Le Grand Cedre  duas opções interessantes, semelhantes aos nossos hotéis de turismo de habitação em que os proprietários são quem atende os clientes.
Em Lourdes, há uma infinidade de opções e fica muito perto.


GROTTES DE BETHARRAM
Chemin Léon Ross
65270 SAINT-PE-DE-BIGORRE
Tel.: : 05 62 41 80 04
Fax: : 05 62 41 87 25
e-mail : grottes@betharram.com
Website : Visitar o site

E like na minha página já fizeram? é aqui»»»»

Comentários

Mensagens populares