Fátima na rota dos pastorinhos

E porque Domingo é dia de passeio, hoje vamos a Fátima

Este passeio a Fátima fiz com a catequese do meu filho e gostei muito.

Terço de Joana Vasconcelos, para a comemoração dos 100 anos das aparições


Nem fazia ideia de que as casas dos pastorinhos estavam abertas ao público, e que havia tanta coisa para visitar.
Já tinha ido mais vezes a esta cidade, mas para além do museu de cera a única coisa que conhecia era mesmo o santuário, do qual já tinha feito aqui um post, onde mostrava mais a basilica nova e as peças de escultura novas.

Um pouco da casa do Francisco e da Jacinta





Um pouco da casa da Lúcia 







O poço onde apareceu o anjo pela segunda vez, fica nos jardins da casa de Lúcia




 Frases que vamos encontrando pelos percursos




A caminho do Calvário passamos por vários sítios de oração e vemos montes de peregrinos e congregações portuguesas e estrangeiras de todo mundo


 E passamos ainda pela Loca do anjo, onde se deu a primeira e terceira aparição do anjo aos pastorinhos





Subindo até ao calvário encontramos caminhos meticulosamente cuidados e limpos e muitos peregrinos...




No topo vamos encontrar a Capela de Santo Estêvão. 

A capela de Santo Estêvão, mais conhecida por Calvário Húngaro, é a meta da Via-Sacra, interligada por um caminho de pedra, que se inicia na rotunda de Santa Teresa de Ourém. As 14 estações e a capela foram oferecidas pelos católicos húngaros refugiados no Ocidente, na década de 60 do século passado, durante o período comunista. A 15ª estação, de 1992, foi oferecida por uma paróquia húngara, em sinal de “gratidão pela ressurreição da Hungria”, após a queda do comunismo. A capela, remodelada em 1994, inclui mosaicos que representam as Aparições na Cova da Iria, as sete dores de Nossa Senhora e a consagração da nação húngara a Maria, feita pelo primeiro rei daquele país, Santo Estêvão, em 1038, santo que viria a dar o nome à capela.








 Do topo da capela a vista é soberba, com Fátima ao fundo



Local onde ocorreu a quarta aparição de nossa senhora, este monumento foi também oferta dos católicos Húngaros.

Gostei bastante do que visitámos, gostei de percorrer os caminhos que os peregrinos normalmente fazem e que eram também os caminhos dos pastorinhos, local das aparições, do anjo e de nossa senhora e principalmente verificar que está tudo muito bem cuidado, ao melhor nível dos sítios turísticos por onde tenho passado.


 Um pouco por todo lado

A única coisa de que não gostei foi mesmo de alguma organização a nível de transportes e autocarros que são mais que muitos e entram pelas zonas antigas, com ruas estreitas, onde circulam muitas centenas de pessoas o que não fica nem bonito e nem prático e até se torna um pouco perigoso, ainda que a velocidade seja pequena, há muitas crianças e idosos com mobilidade reduzida por ali.



No interior do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Basílica antiga) encontramos os túmulos dos pastorinhos lateralmente ao altar central










Nós fomos e regressámos no mesmo dia, mas quem quiser dormir em Fátima sítios não faltam concerteza, nas datas festivas convém reservar o mais cedo possível porque rapidamente esgota e os preços são exorbitantes.

Os preços não são muito simpáticos, para um hotel médio.
Fiz uma pesquisa no Booking para a Páscoa por exemplo e encontrei várias ofertas, mas uma que me chamou a atenção foi o  Central Apartment Fatima 500 euros uma noite num apartamento para 3 pessoas  ou esta residencial onde uma noite custa 400 euros  Pereira Guesthouse  perfeitamente vulgar e sem pequeno almoço..... e nem sequer vem o Papa, porque nessas alturas nem imagino...


Abre numa novou neste 

Abre numa nova janela

Comentários

  1. Fátima é um local muito bonito.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  2. Já fui a Fátima mas era tão miúda que tenho apenas vagas memórias. Quero muito lá voltar e ter a oportunidade de visitar tudo isso! As ovelhinhas no estábulo são verdadeiras?!

    ResponderEliminar
  3. Há sempre tanto para descobrir em Fátima,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares