Bolo de cenoura e laranja com ninhos de chocolate
Fiz este bolo para gastar uma pasta de chocolate gourmet que comprei e que achei ter muito bom aspecto, mas o pequeno quando viu o frasco não achou nada o mesmo que eu!! não gosto desse chocolate, quero do outro.... o tal do gostinho especial... mas porquê não gostas se ainda não provaste?! é muito branco esse.... não gosto....
E pronto o pânico instalado, o marido não come disso, eu provei e como a minha mãe sempre disse tenho mais olhos que barriga e também não gostei....
Muito doce e efectivamente não me sabia a chocolate... sabia a creme de bombons e eu nem aprecio bombons com recheio.....
Depois para além disto o bolo tem um erro crasso de principiante, sabia que estava a fazer asneira, mas fiz na mesma :O
A vontade de fazer a asneira foi superior à sabedoria de que aquilo ia correr mal.
1 laranja pequena inteira = 130 gr
4 ovos
1 chávena de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento.
No robot de cozinha pesei e triturei a cenoura e a laranja com casca, pesei porque por vezes me perguntam, na sua receita diz uma cenoura, mas é grande ou pequena... e como tudo é muito relativo, até o tamanho das chávenas, pesei.
Bati os ovos inteiros com o açúcar amarelo e juntei a polpa da cenoura e da laranja, bati mais um pouco para misturar bem.
Por ultimo envolvi a farinha misturada com o fermento.
Meti a massa numa forma sem buraco, untada e polvilhada com farinha e por cima meti umas nozes de creme de chocolate, sem ser derretido.
Levei ao forno pré-aquecido a 200º durante 40 minutos.
Mas ao fim de 5 ou 10 minutos, quando o bolo estava já a começar a crescer e o chocolate a derreter, mas ainda cru, (pensei eu), abri a porta do forno e com um palito tentei espalhar o creme de chocolate para fazer uns desenhos, e quando fiz isso vi que já estava a criar uma crosta... vi logo que o bolo ia enqueijar e não crescer convenientemente... e assim foi.
Ficou um bolo pesado e meio enqueijado, não ficou mal cozido, nem com a base crua, mas pesado e baixou um bocadinho.
O sabor estava bom... o pequeno assim que olhou para ele perguntou logo se aquele chocolate era do tal!!! porquê?... é branco.... :) teimosias de criança...
Para os mais curiosos like aqui»»» na página de facebook :)
Às vezes estas peripécias acontecem com os ingredientes. Então para conseguir agradar a toda a gente é o cabo dos trabalhos. :)
ResponderEliminarEm bolo foi uma boa maneira de utilizar o chocolate. O bolo pode não ter saído como esperado, mas o interior tem um aspecto excelente! Bem guloso!
Apesar de ter baixado ficou bonito, a fatia tem um aspecto delicioso.
ResponderEliminarO certo é que tem uma cor maravilhosa e apetece comer uma fatia!
ResponderEliminar