Tarte Tatin

A tarte Tatin é uma tarte de maçã tipicamente francesa, inventada pelas irmãs Stephanie e Caroline Tatin, herdeiras de um hotel e restaurante.

Reza a lenda que Stephanie era muito boa cozinheira, mas distraída e a sua especialidade era uma tarte de maçã que servia morna.

Um dia na conversa com os clientes, esqueceu-se de que a sobremesa não estava feita, correu para a cozinha e meteu a famosa tarte no forno, só que se esqueceu da massa e quando deu conta as maçãs já estavam meio caramelizadas, mas ela não esteve com meias medidas, meteu-lhe a massa em cima e levou novamente ao forno, porque ao desenformar, ficaria com a maçã para cima.

O resultado foi tão surpreendente que vinham pessoas de toda a França para conhecer a famosa tarte e nos dias de hoje é ainda servida em restaurantes de nome por toda a França e até pelo mundo.

A minha ficou boa, mas não excelente, o filho nem provou e o marido reclamou um pouco da gordura e do doce... mas fiz com massa quebrada de compra e o ideal é massa areada caseira de preferência.

As melhores maçãs para esta tarte são a reineta ou a golden, qualquer maçã que seja ácida e firme. O objectivo é que o sabor das maçãs contraste com o do caramelo e que elas não se desmanchem durante o cozimento, eu usei golden.


1 kg de maçãs
100g de manteiga com sal (vai reavivar o sabor do caramelo)
100g de açúcar
1 colher de sopa de água
1 base de massa quebrada



Utilize um recipiente que possa ir ao fogão e ao forno. O ideal é uma forma que resista aos dois ou uma frigideira sem cabo.

O segredo de uma boa tarte Tatin é caramelizar o açúcar durante o cozimento das maçãs, mas essa operação é um pouco delicada, não mexer demais nem pôr o fogo muito alto pois as maçãs viram puré ou o caramelo pode queimar.

 Assim, o melhor é por na frigideira o açúcar e a água. Deixe derreter um pouco e em seguida colocar as maçãs. Quando elas começarem a caramelizar um pouco, acrescente a manteiga, as minhas caramelizaram pouco, com medo de deixar queimar ou desmanchar as maçãs deixei pouco tempo.

Depois de meter a manteiga,não mexer com uma colher! Incline um pouco a frigideira ou sacuda-a ligeiramente para espalhar o caramelo. 

Quando as maçãs estiverem bem caramelizadas, disponha a massa por cima e aconchegue os bordos. Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos. 


Para desenformar, vire a forma/frigideira sobre um prato grande, a minha tinha um pouco de molho a mais e foi uma operação delicada.

Podia ter posto mais maçã também, porque a forma que usei era muito larga e ficaram buracos sem maçã.
Para servir, o ideal é ser ainda quente e é também costume servir quente com uma bola de gelado, mas isso também já é invenção dos tempos modernos, as irmãs tatin serviam mesmo só assim

Nota:::::: Tarte Tatin é com maçã..... com outras frutas será outra coisa qualquer.... mas vemos por aí chefes fazer Tatin de outras frutas...

Encontram-me aqui»»»» no facebook

Comentários

  1. Parece-me com bom aspecto, embora esteja de acordo contigo: um pouco mais de maçã e o caramelo mais puxadito era capaz de fazer alguma diferença.
    Mesmo assim, por estes lados não sobraria nem um bocadinho de molho.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares