Tarte de maçã ou super scone de maçã

Esta tarte de maçã é a melhor tarte que comi nos últimos tempos, vi na página de uma blogger ucraniana que sigo e que gosto muito.

Fiquei curiosa, pela descrição que ela faz do resultado, ela diz que não sabe se lhe deve chamar tarte de maçã ou um super scone de maçã, tem a elegância de uma tarte de maçã e o crocante suave e amanteigado de um scone.

Fácil e rápida, bem ao meu jeito, decidi experimentar, só que teve um ligeiro percalço, na tradução da receita perdi-me com uma chávena de chicoteado pesado (tradução do google tradutor) eu percebi que seriam natas, mas esqueci-me... e foi mesmo sem elas.

Não sei se foi por isso, mas a massa ficou tão crocante e manteiguda que é impossível resistir a comer fatias atrás de fatias.... deliciosa mesmo.


1 ovo grande
1+1/2 chávena de farinha (186gr)
1/4 chávena de açúcar (48gr)
1/4 colher de chá sal fino
2 colheres chá fermento em pó
1/2 chávena de manteiga sem sal
1/2 chávena de natas a tal que não meti :)


3 maçãs médias, meti mais
1/4 de chávena de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
1+1/2 colher de sopa de manteiga



Misturar e peneirar a farinha, com o açúcar, o sal e o fermento.

Partir a manteiga gelada em cubinhos pequeninos e juntar ao preparado da farinha.
Com um acessório de metal, esmagar bem a manteiga até se misturar bem com a farinha


Numa taça bater o ovo com as natas e misturar na pasta anterior, misturando com uma espátula e colocar na forma de aro amovível, sem a preocupação de que a massa fique muito homogénea.
Espalhar bem.


Descascar 3 maçãs e retirar o caroço, partir em laminas bem fininhas.
Polvilhar com o açúcar, misturado com a canela, envolver muito bem a maçã com este preparado.


Espalhar as laminas de maçã em cima da massa que já está na base da forma.
por cima espalhar umas nozinhas de manteiga.




Levar ao forno a cozer a 200 durante 20 minutos.

Já fizeram like???? Cininha

Comentários

  1. Ficou linda! Faz lembrar a tarte de amêndoa mas na versão maçã! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Estava aqui a imaginar-me a ler Os sabores Perdidos muito bem acompanhada pela chuvinha lá de fora e com uma fatia desta tarte. Já agora com uma chávena de chá bem quentinho, por favor...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro tartes de maça e esta tem muito bom aspecto mesmo.
    Vou levar a receita.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Ficou linda!
    Beijinhos

    www.paopaoqueijoqueijo.com

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de tarte de maçã e essa parece-me mesmo de meu agrado. Já provava, já.
    Vou levar comigo a receita para um dia destes.
    Beijinho, Joana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares