Pão sem amassar

Já há algum tempo que não trazia aqui pão.

Este é bom para pessoas que nunca amassaram pão na vida, aquela arte que só as avós sabiam, já não é o que era, qualquer pessoa pode fazer pão bom e muito fácil.

Este foi feito só com farinha de trigo branca, mas pode-se misturar com outros tipos, integral, alfarroba.... o que se quiser, desde que se mantenham as proporções.



1kg de farinha tipo 65 sem fermento
700 ml de água
1 colher de sopa de fermento biológico seco
1 colher de sopa de sal (eu corto bastante)


Numa taça grande colocar o fermento, o sal e a água e mexer bem para dissolver.
No inverno eu aqueço um pouco a água, mas é só mesmo tirar do frio, esta quantidade aqueço menos de um minuto no microondas.


Juntar a farinha e mexer com uma colher de pau desde o centro, até toda a farinha das bordas ser incorporada, até não haver farinha seca à vista.

Tapar com um pano branco e embrulhar numa mantinha polar e deixar até quase triplicar de volume, ainda demora no mínimo 2 horas, eu ponho de manhã e cozo o pão de tarde.


Pode-se usar logo a massa ou guardar no frigorífico e usar mais tarde, aguenta vários dias.

Quando for para ser usada, polvilhar a superfície com farinha e retirar a quantidade de massa que desejar, cortando com uma tesoura ou faca de serra, colocar sem mexer muito em cima de uma superfície enfarinhada e deixar descansar/levedar mais 40 min.


Levar ao forno pré-aquecido em cima de uma terracota ou num tabuleiro normal se não tiver a terracota, sempre polvilhado com farinha de milho ou outra.

O forno deve estar pré aquecido a 230º, mas quando se mete o pão baixa-se um para 180-200º para não dourar tão rápido.
Dentro do forno deve-se meter um tabuleiro ou outro recipiente com água para conferir humidade ao pão e ele ficar com uma crostinha dourada, em alternativa pode-se cozer em recipiente de barro com tampa.


Por vezes perguntam-me que fermento uso, tem que ser fermento próprio para pão, ou o fermento fresco em cubos, ou este seco que é muito mais prático e muito bom.


Esta quantidade de massa deu dois pães, com peso aproximado de 700 gr cada um.




Comentários

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares