Arroz aromático com couve lombarda

Os repolhos de couve lombarda são normalmente tão grandes que acabam por ficar no frigorífico muito tempo e se for caseira aguenta-se mesmo muito, é uma couve boa para comprar e ter sempre à mão para sopa ou outras coisas.

Um amigo ofereceu-me uma enorme e depois de gastar uma boa parte, tinha o repolho branco interior a olhar para mim no frigorífico já há algum tempo e resolvi usá-lo em arroz, achei que assim tão branquinho era mesmo bom para arroz.


1 cebola
2 dentes de alho
1 chávena de tomate cherry
O interior de um repolho lombardo
Azeite e sal.q.b.

Picar a cebola e meter a refogar no azeite e só depois juntar o alho picadinho, descobri há pouco tempo que esta deve ser a ordem, porque o alho é seco, tem pouca água, queima rápido e ganha um gosto amargo.

Juntar os tomates congelados e deixar derreter e cozinhar um pouco, em seguida esmaguar com um utensílio próprio, ou triturar.
Juntar um pouco de água e a couve cortada como se fosse para caldo verde e deixar cozinhar uns minutos, em seguida juntar o triplo da água.
Logo que esta ferva juntar o arroz, mexer e baixar o fogão para o mínimo, deixar ferver lentamente durante pelo menos 15 min. não aprecio arroz all dente...

Ficou muito bom, saboroso e aromático, o acido do tomate e da couve junto com o aroma do arroz fez um arroz delicioso.

Óptimo acompanhamento para o que se quiser, carnes grelhadas, peixe frito ou simples para vegetarianos

Comentários

  1. Cá por casa, há muito tempo que as sobras de couve assim como outras hortaliças, vão fazer companhia ao arroz.
    E que belo par formam...
    O teu está com muito bom aspecto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dilene
      Também gosto de fazer arroz com hortaliça, torna-o mais suculento, aliás gosto mais de arroz de couves e companhia do que com ervilhas como é mais comum.
      beijinhos

      Eliminar
  2. Por cá tenho a sorte de ter repolho, couve flor e bróculos caseiros. Uso-os muitas vezes em arroz e fica tão bom... Dá um sabor mesmo especial. Por isso esse arroz parece-me muito bem :-)
    Beijinho. Joana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares