Gdynia mas com o olho em Gdansk

Quando embarcamos num cruzeiro temos um monte de sítios para visitar e pouco tempo normalmente.

A somar a uma viagem já de si normalmente cara, temos um monte de excursões para comprar... ou não....
Estas excursões que o barco oferece, são noemalmente caras e oferecem muito pouco, uma ou duas visitas a monumentos ou museus e pouco mais e normalmente caras...

O melhor, da minha experiência, é sair à sua vontade, mas para isso é preciso ter alguma "capacidade de encaixe" algum espírito aventureiro, estudar bem os locais, o que há a visitar, a fazer, transportes locais e controlar muito bem o tempo, porque o navio não espera por quem parte sozinho...


No 6º dia do cruzeiro no Báltico, a escala foi Gdynia


Esta era uma escala que me trazia um bocadito apreensiva, porque segundo li esta cidadezinha onde o navio atracava Gdynia, não tem interesse nenhum, mas fica a 30 km de Gdansk, uma cidade que realmente vale a pena e pelo que tinha lido as excursões do barco, para além de serem caras, levam as pessoas de autocarro por uma estrada nacional muito movimentada e com as demoras teríamos apenas uma hora útil lá.


Por isso resolvemos estudar outras hipóteses, ou ir de táxi que também não ficaria barato e para além disso ia pela mesma nacional com o perigo de acidente ou outra coisa e arriscava-mo-nos a ficar em terra.
Ir de comboio.... mais rápido e sem tanto perigo de falhar era a solução.... e lá fomos, num comboio velho e cheio de ferrugem daqueles que parece também não conseguir chegar ao destino, mas lá nos levou e trouxe a horas.

Na estação de Gdynia tentando perceber para que lado devíamos ir


Edifícios antigos da estação que agora estão convertidos em museu e Mc`s



Da estação fomos caminhando por uma zona em que a cor dominante é a do tijoleira envelhecida.

Fomos passando por ruas e praças, onde a cor dominante é o tijolo velho, uma cidade escura









Olha também tem aqui 😆😆





As cores vão começando a aparecer




Até chegar a uma zona das mais bonitas a Rua Rybackie Pobrzeze ao lado do canal, do rio Motlawa uma zona animada por lojas e explanadas.










É aqui que se encontra também uma das torres que é o ex-líbris da cidade, Uma grua medieval do sec.XV em tijoleira e madeira que servia antigamente para a descarga dos barcos e reparação dos mastros, hoje contem uma parte do museu marítimo.


A igreja de Santa Maria o maior templo em tijoleira do mundo.




Entrei por ali dentro como vi tanta gente fazer, mas fui caçada  por uma senhora velhinha que não falava inglês mas pelo que percebi estava a vender bilhetes.... só que não conseguia controlar a situação, porque a maioria entrava sem pagar, como eu 😀😁




Até que chegamos à Via Real a Rua Dluga, a zona das antigas casas burguesas, ricamente ornamentadas e todas diferentes, esta é também a zona mais animada da cidade, com montes de explanadas cafés e um mercadinho e gente na rua montes de gente na rua.


































É nesta zona que se encontra também a câmara.






A caminho da estação em passo acelerado, porque a hora já estava adiantada e ultimo comboio a tempo estava quase a partir.....





....e se não apanhávamos um comboio rapidamente o destino era dormir em Gdynia, e teriamos que apanhar algum meio alternativo, porque o barco zarpa atravessando o mar do norte para Copenhaga...


Aqui na estação de Gdansk foi mais rápido apanhar o comboito, é fim de linha😁😁, só tínhamos um sentido nada de dúvida e nem o engano seria fácil.


No caminho já no comboio, ainda vimos os estaleiros mais famosos do mundo, onde Lech Walesa na altura trabalhador, fundou o Sindicato Solidariedade. O estaleiro ainda funciona na construção de barcos e agora também eólicas.


Adeus Gdansk até a próxima.
Algumas ajudas para organizar as suas viagens


Para reservar cruzeiro por sua conta o melhor site é o Logitravel aqui na lateral do meu blog, de confiança, muito experientes na área dos cruzeiros e com muita oferta 👉👉

Para reservar hotel se não gosta de viajar em cruzeiro o melhor site Booking👈👈aqui tem uma vasta gama de hotéis em Estocolmo


Para programar visitas o melhor site Getyourguide👌👌👈 ver aqui👈👈 alguns  dos passeios que se adaptam bem a cruzeiristas, variadas visitas de 3 horas com guia.

Já fizeram like na minha página?👉 Cininha😊

Comentários

  1. Que bom rever Gdansk. Bem agradável este sítio.
    Estou a preparar-me para zarpar de novo (pela oitava vez), na última semana deste mês.
    Estes posts do teu cruzeiro já começam a provocar borboletas no meu estômago....
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O para onde vai zarpar a minha amiga? fiquei curiosa, a minha amiga que foi comigo a primeira vez vez, foi porque eu lhe sugeri e ficou de tal maneira fã que também já fez uma data deles, em novembro vai fazer um espectacular que nem imaginei que havia :)
      beijinhos

      Eliminar
    2. Pois será por Veneza, Bari, Corfu, Santorini, Mikonos, Dubrovnik e regressa a Veneza onde estaremos de 23 a 27 data do "zarpamento".
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que lindas fotos e locais encantadores,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares