Sopa de grão e couve lombardo

Quem não sabe fazer sopa? achamos isso quase impossível...
Mas quando em conversa com alguém ouvimos, eu não sei fazer sopa de grão....

mas o que é que a sopa de grão tem de diferente das outras.... eu faço sopa de grão como faço as outras... se calhar é por isso que as minhas sopas parecem todas iguais.

O que vou variando na base é o ser de grão, ou feijão ou sem leguminosas....
se a couve for branca, tem que levar leguminosas, não aprecio muito sopas de couve branca só de legumes, mas isso é o meu gosto pessoal.


Grão cozido
Cenoura
Abóbora ou courgete
Cebola
Alho
Massinha (ou não)
Couve a gosto, esta foi com couve lombarda


As quantidades dependem do tamanho da panela.

Primeiro cozo o grão na panela de pressão, e aproveito o cesto perfurado próprio da panela, para meter dentro os restantes legumes que são para triturar e sal.

Depois de cozido, retiro os legumes e meto na panela onde vou fazer a sopa, junto água de cozer o grão e a quantidade de grão que quero, trituro tudo e junto em seguida a couve cortada, algum grão inteiro, massinha (se me apetecer) ou se o puré da sopa ficou mais liquido, cenoura cortada em quadradinhos finos e o azeite e sal se for necessário mais.

Levo novamente ao lume, para cozer a couve e restantes ingredientes que adicionei no fim.

E já esta sopinha maravilhosa 😍

para uma senhora que nunca fez sopa de grão, porque não sabia fazer e achava que até fica com cascas e coisas e só se faz sopa de grão com espinafres....
podemos sempre triturar o grão primeiro e depois coar, para não encontrar essas casquinhas, mas isso tira muitas das vitaminas e fibras tão boas das leguminosas.
Já fizeram um like aqui 👉👉Cininha

Comentários

Mensagens populares