Risotto doce

E o blog comemora hoje 11 anos, foi no dia 22 de Setembro de 2007 que iniciei esta aventura, já muito escrevi sobre isso e sobre os motivos e gosto próprio em manter este blog.

Hoje podia apenas falar sobre a ultima fase, a fase de divulgação nas redes sociais, mas não o vou fazer, porque é uma coisa que não gosto, trazer aqui ao blog as coisas menos boas da vida e esta fase mostrou-me essa parte menos boa das pessoas e eu não gosto.

Essa divulgação também me trouxe muitas coisas positivas, amizades verdadeiras, daquelas que ajudam a troco de nada, a elas deixo o meu agradecimento, podia nomear algumas, não o vou fazer por correr o risco de me esquecer de alguém que ficaria melindrado, elas sabem quem são
 o meu muito obrigada

E no fundo são essas coisas boas que para mim superam as más que continuo aqui, não tão regular como gostaria, porque nem sempre há tempo e nem inspiração para escrever e fazer coisas novas.

Hoje para comemorar deixo um Risotto doce... e porquê?
  • Porque a primeira receita que deixei no blog foi de arroz doce..... uma receita espectacular e muito fácil da minha prima Paulinha, receita aqui.
  • Porque adoro arroz doce..... a sobremesa que me leva à infância e a casa da minha avó e tias que faziam o melhor arroz doce do mundo.
  • Porque quero agradecer a Orivarzea, ao arroz bom sucesso e a Suldouro ..... pela parceria que fizeram com o meu blog e pela confiança depositada, assim como outras parcerias que não cabem nesta receita.
  • Porque há uns tempos ouvi falar de risotto doce e achei interessante.... pesquisei e encontrei várias receitas, adaptei à minha maneira e saiu esta


3 medidas de água 
5 medidas de leite 
1 medida de açúcar 
1 pitada de sal
Casca de 1/2 laranja
Gemas a gosto
Canela moída Suldouro 


Preparação:
Por o arroz a cozer o arroz na água, com uma pitada de sal e em lume brando.

Entretanto meta o leite a ferver com a casca da laranja e deixe em cima da placa no mínimo para o manter quente ao longo da preparação.

Quando a água estiver praticamente esgotada, comece por juntar um pouco do leite a ferver e, tal como num risotto, vá sempre mexendo até ser necessário juntar mais uma medida de leite. 

Este modo de ir juntando o leite aos poucos, tendo sempre pouco liquido no arroz, faz com que ele raspe mais no fundo e os próprios bagos de arroz chocam uns com os outros e liberta o amido que vai dar a cremosidade pretendida num arroz doce.

Esta é uma técnica que no fundo as nossas avós utilizavam, quando passavam horas a mexer o arroz doce.

O açúcar deve juntar-se só no fim, porque dizem que pára a cozedura do arroz, naquela primeira receita que deixei no blog e em que eu junto tudo, isso não se verifica.... porque o arroz fica bem cozido...

Quem gostar do risotto mais amarelinho e extracremoso, junta aqui as gemas, 3 ou 4 dependendo da quantidade de arroz, dizem os entendidos que se deve juntar uma gema por cada 50gr de arroz.
Eu não junto, o arroz doce na minha cabeça é branquinho e é assim que gosto dele.
Este leva laranja em vez do tradicional limão, porque era assim que a minha avó e tias fazia, era assim na aldeia dos meus avós.

Para mais novidades sigam a página»» Cininha  já que a criei😊😊

Comentários

  1. Nunca ouvi falar de risotto doce, mas fiquei curiosa!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/09/estou-licenciada-e-agora-back-to-school.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares