Bolo de amêndoa, requeijão e limão

Este bolo foi o que fiz para o meu aniversário, já passaram umas semanas, mas vem sempre a tempo.

Bem ao meu gosto, adoro bolos com noz, amêndoas e molhadinhos.... tudo que o meu filho não aprecia e por isso nunca faço....

Mas, como a aniversariante até era eu e só faço anos uma vez no ano... fiz ao meu gosto.

A receita vi no sapo lifestyle gostei do aspecto e ingredientes e gostei, guardei para uma oportunidade e não me desiludiu.



  • 4 ovos
  • 200 gr de açúcar (a receita pedia 250 gr do amarelo)
  • 250 gr de amêndoa moída Vahiné
  • 300 gr de requeijão
  • 120 gr de manteiga sem sal
  • 40 gr de amêndoa laminada Vahiné
  • Raspa de 2 limões
  • 1 vagem de baunilha ou açúcar baunilhado
  • Açúcar em pó para polvilhar.

Bater a manteiga com 200 gr de açúcar, as sementes da vagem de baunilha ou o açúcar baunilhado, e a raspa de limão com a batedeira até obter um creme esbranquiçado, aproximadamente dez minutos.

Adicione as gemas de ovo uma a uma, batendo bem entre cada adição. Continue a bater por mais cinco minutos.

Amasse bem o requeijão com um garfo e misture com a amêndoa moída, junte ao preparado anterior, até tudo ficar bem envolvido.

Bata as claras em castelo, incorporando o restante açúcar (não juntei mais), até ficarem bem firmes e a formar “picos”.
Adicione aos poucos as claras à mistura dos ovos, envolvendo suavemente.


Prepare uma forma redonda sem buraco de 20 cm, untando-a com manteiga e farinha, no fundo da forma coloque papel vegetal. 
Eu usei uma de aro amovível.
Coloque o preparado na forma e leve ao forno durante 45 a 50 minutos, pré aquecido a 170º ou até o bolo ficar firme ao toque.


Retire do forno, mas desenforme só depois de frio.

Polvilhar com o açúcar em pó e amêndoas laminadas, que levei ao forno por breves minutos para tostar um pouquinho.

Polvilhei com as amêndoas só em 2 quartos, para o mais pequeno não rezingar muito e comer um pouco, mas deve ter notado as do interior que só comeu a fatia do parabéns.


Fica um bolo muito húmido, com um certo ar conventual, ainda que só leva 4 ovos.
Fica com um sabor a limão muito activo que lhe dá um toque especial.

Passem lá nos meus sitios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖

Comentários

  1. A amêndoa moída tem que ser Vahiné?
    Posso usar amêndoa normalmente moída por mim em casa?
    É que vou fazer o bolito... Tem tudo para ser bom.
    Obrigada
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Dilene
    A amêndoa não tem que ser vahiné, se tiver amêndoa caseira ou outra de confiança é bom, o problema é que por vezes compram-se frutos secos e sabem a ranço, principalmente as nozes e as amêndoas saem amargas... por isso gosto destas que costumam sair boas... mas o que interessa é que sejam boas :)seja qual for a marca, eu durante algum tempo tinha uns fornecedores de foz coa, caseira e bilógica e era bem boa :)
    Experimente e depois diga como ficou :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Cininha, este vou MESMO ter de o experimentar!
    Obrigada pela partilha!
    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares