Bacalhau com grão e broa

Este bacalhau é mais uma das mil e uma maneiras de fazer bacalhau.

A sugestão é de uma colega que fala muito nele e um dia resolvi fazer.

A receita não sei se está exactamente, porque neste tipo de pratos, por vezes não aponto, tomo nota dos pormenores principais na minha cabeça e depois quando vou fazer já me esqueci de metade, mas é sempre bom, porque assim nascem novas criações e este foi do agrado de todos.


  • Bacalhau
  • Grão
  • Couve a gosto
  • Ovos
  • Broa
  • Azeite
  • Alho

Cozer o grão na panela de pressão, para ficar bem macio, ou usar grão previamente cozinhado, eu prefiro cozer sempre, desde que tenha tempo.

À parte noutra panela cozer a couve o bacalhau os ovos.

Escorrer os ingredientes e colocar colocar em camadas num tabuleiro de ir ao forno, grão no fundo, em cima a couve e depois o bacalhau, ao qual se retirou peles e espinhas, cobrir com mais grão.

Cobrir com uma camada de broa ralada.

Regar tudo com bastante azeite, onde se ferveu alho esmagado.

Levar ao forno a dourar a broa e na hora de servir cobrir com os ovos cozidos picados de modo grosseiro


Este prato é um misto, entre o bacalhau com grão e outros com broa e até me lembra um pouco a roupa velha feita no forno.

Ficou aprovado para repetir mais vezes, até porque os homens cá de casa são fãs de grão.


Já fizeram um like na minha página 👉Cininha💕💕

Comentários

Mensagens populares