Lisboa -Palácio Nacional da Ajuda

Lisboa tem tanto que visitar.

Monumentos, Palácios e tantos que muitos nem são muito conhecidos mas que são lindos.





"O Palácio Nacional da Ajuda ou Paço de Nossa Senhora da Ajuda é um monumento nacional português, situado na freguesia da Ajuda, em Lisboa.

A sua construção teve inicio no fim do século XVIII (1795) para substituir a Real Barraca, Paço Real assim chamado por ser de madeira. O projecto inicial, da autoria de Manuel Caetano de Sousa, sofreu uma alteração profunda com novo projecto em 1802. De inspiração neoclássica, da autoria dos arquitectos Francisco Xavier Fabri e José da Costa e Silva, o Palácio foi habitado com várias interrupções, tendo ficado inacabado. Funcionou como Paço Real com o rei D. Luis I (1833-1889), que aí se instalou definitivamente a partir de 1861.
No vestíbulo, merecem destaque as 47 estátuas assinadas por artistas portugueses.

Encerrado com a implantação da República em 1910, o interior do Palácio foi tornado museu, a partir de 1968, apresentando um relevante acervo de mobiliário, ourivesaria, pratas e joalharia.

Antigo Palácio Real, é hoje em grande parte um museu, estando instalados no restante edifício a Biblioteca Nacional da Ajuda, o Ministério da Cultura, a Galeria de Pintura do rei D. Luís I e a Direcção Geral do Património Cultural. O Palácio e o Museu são geridos pela Direcção Geral do Património Cultural e pela Presidência da República. In Wikipédia."


Estatuária no vestíbulo.




Tectos








Mobiliário, tapeçarias, escultura e pintura.....

















A sala onde o presidente da republica ainda recebe actualmente figuras importantes, grandes recepções de estado.


O palácio fica numa colina com uma vista muito bonita sobre o rio e a zona de Belém.

Para pernoitar na zona há muitos e bons hotéis e mais recentemente proliferaram os alojamentos locais e muitos apartamentos, deixo aqui no 👀👉Booking uma vasta oferta para verem.

De salientar na zona de Alcântara o
 👉👀Pestana Palace Lisboa Hotel & National Monument - The Leading Hotels of the World 
Hotel de 5 estrelas, é um palácio restaurado do século XIX com um parque privado, vistas sobre o Rio Tejo, 2 piscinas, uma sauna e um centro de bem-estar, uma excelente escolha, ao melhor nível.

Cininha💖💖

Comentários

Mensagens populares