Lisboa -Torre de Belém e Padrão dos descobrimentos

Mais um pouco de Lisboa

Hoje vamos até a zona de belém, dando continuidade à publicação anterior sobre O mosteiro dos Jerónimos.

Muitas vezes olhei para ela e nunca tinha entrado, até o dia que vi uma fila tão mas tão grande que decidi entrar masoquista q.b., lá fomos e esperámos como tantos outros aproximadamente uma hora.

Se vale a pena a visita? vale sempre a pena, é um ícone nacional,  talvez o postal mais conhecido de Lisboa.
O que não vale a pena é esperar tato na fila, não se justifica... foi uma desilusão para muitos, pelo tempo de espera, a torre está vazia e é muito pequenina, uma demora de uma hora para uma visita de pouco mais de 15 minutos e estamos a considerar que anda muita gente dentro e não se consegue avançar.



"A Torre de Belém localiza-se na freguesia de Belém, concelho e distrito de Lisboa.
Na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém, era primitivamente cercada pelas águas em todo o seu perímetro. Ao longo dos séculos foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje a terra firme.
Um dos ex libris da cidade, o monumento é um ícone da arquitetura do reinado de D. Manuel I, numa síntese entre a torre de menagem de tradição medieval e o baluarte moderno, onde se dispunham peças de artilharia.
Ao longo do tempo, a torre foi perdendo a sua função de defesa da barra do Tejo e, a partir da ocupação filipina, os antigos paióis deram lugar a masmorras. Nos quatro pisos da torre, mantêm-se a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e, finalmente, a Capela com as suas características abóbadas quinhentistas.
Classificada como Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 1983, foi eleita como uma das Sete Maravilhas de Portugal a 7 de julho de 2007" In Wikipédia.



O interior das salas e as traseiras, parte que normalmente não se vê da estrada, mas que é muito bonita






 A parte virada para o mar, com o melhor do estio Manuelino, Brasão de armas de Portugal, cruz de cristo, entre outros símbolos



Para terminar esta zona de Belém, deixo apenas umas imagens de outro monumento muito significativo, o padrão dos descobrimentos.
Um facto interessante que descobri na pesquisa para este post, é que este monumento é recente, uma das coisas que gosto no blog é que com as pesquisas que faço quer para fazer determinadas receitas, quer para as publicações, sugestões de passeio tenho aprendido muito.

"Em posição destacada na margem direita do rio Tejo, o monumento original, em materiais perecíveis, foi erguido em 1940 por ocasião da Exposição do Mundo Português para homenagear as figuras históricas envolvidas nos Descobrimentos portugueses.
A réplica atual, em betão e pedra, é posterior, tendo sido inaugurada em 1960".In wikipédia


O monumento tem a forma de uma caravela e na estatuária na lateral, estão representados  portugueses notáveis ligados aos descobrimentos entre os quais navegadores, à proa o Infante D. Henrique, guerreiros, frades, cientistas, homens da cultura (Nuno Gonçalves com uma paleta; Camões segurando Os Lusíadas, entre muitos outros....





Para visitar na zona há ainda uma infinidade de sítios interessantes, o Centro cultural de Belém, museu e não só, outros museus na zona, um pouco mais acima o Palácio da ajuda.... uma oferta riquíssima.

Comer os famosos pastéis de Belém, na casa mais típica que fica a poucos metros destes monumentos.

Para dormir deixo estas sugestões

Abre numa nova janela






Comentários

  1. O ano passado quando estivemos aí,foi igual,...imensa gente na filha,.....mas como é um monumento importante e histórico, é compreensível que os estrangeiros tenham interesse em o visitar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares