segunda-feira, 20 de maio de 2019

Rancho

Alguém por aqui gosta de rancho?

Eu não apreciava muito, mas com dois fãs cá em casa acabo por fazer de vez em quando a agora até gosto, o paladar acaba por se habituar e treinar.

Faço à minha maneira e nem sei se é a correta e até com carne de frango faço, não costumo comprar aquelas carnes mais próprias para estas comidas, pelo excesso de gordura.



Carne de porco usei um pedaço de carne para bifanas
Chouriço
1 cebola média
3 dentes de alho
1 folha de louro
Couve-lombarda
Massa cotovelinhos
Grão-de-bico
3 c. de sopa azeite
Sal
Polpa de tomate

Eu normalmente cozo o grão, raramente uso de frasco ou lata.

Meter a carne numa panela de pressão, junto com o grão e o chouriço e acrescente água até cobrir, adicione a folha de louro, tempere com sal, feche a panela, leve ao lume e deixe ferver durante 20 minutos se for uma panela normal, nas super-rápidas como a minha eu deixo só 5 minutos a ferver e desligo, deixo mais 3 ou 4 minutos em cima da placa e depois abro o vapor.

Abra a panela, retire as carnes e o chouriço, deixe-os amornar e corte-os em pedaços. Passe o caldo pelo passador de rede e reserve o caldo e o grão.

Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho e pique-os.

Leve um tacho ao lume com o azeite, adicione a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que tudo fique douradinho. 
Junte a polpa de tomate e o vinho branco, a carne e o chouriço partidos e deixe apurar o sabor mais uns minutos. 

Adicione de seguida o caldo reservado. Junte a couve partida e lavada. Rectifique os temperos e deixe ferver mais uns minutos.

Junte então a massa e deixe cozinhar durante 12 minutos ou até a massa e a couve estarem boas. 
Por último e antes da massa estar cozida, o grão se estiver bem cozido, se aguentar e não estiver para virar puré, como por vezes acontece cozer demais, junto logo com a massa deixe apurar o molho e já está.


É um prato bem português que faço de vez em quando cá em casa.

👉Cininha💖💖

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não passe sem deixar um miminho :)