Bolos da páscoa

Estes bolos fazem parte do meu imaginário de criança e juventude, porque a minha avó fazia sempre na Páscoa, fazia uma quantidade enorme destes bolinhos e nós adorávamos.

Na altura nós chamávamos-lhe esquecidos... agora em grupos de receitas comecei a ver fotografias dos tais bolos com o nome de económicos.

Pesquisei a receita e encontra-se por aí em muitos sites e páginas, não sei qual a original, porque pesquisando aparecem mil e uma receitas mas exactamente iguais.
Em todas a quantidade de farinha é omissa, diz até tender.... o que é muito relativo... para quem gosta de tudo certinho e fazer as coisas a preceito é muito vago.

Eu pelo sim pelo não, já fazia assim quando queria receitas, daquelas pessoas que fazem tudo a olho, pesei a farinha antes para ver o que iria gastar.

Primeiro comecei por colocar 800gr mas os primeiros ficaram muito baixos e esticados. Coloquei mais 100 gr e pareceram-me bem. Estão fofos e não ficaram secos.


5 ovos
1 copo de leite
1 copo de açúcar
1 copo de azeite
1 copo de aguardente
2 colheres de sobremesa de canela (cortei)
Sumo de uma laranja grande
1 colher de sobremesa de fermento
Açúcar para polvilhar
2 gemas para pincelar
Farinha q.b. até tender (usei 900gr de farinha Branca de Neve superfina, era a que tinha)

Preparação:
Batem-se os ovos com o açúcar.
Em seguida comecei a juntar os líquidos um de cada vez sempre a bater
Primeiro juntei o leite morno, depois o azeite e a aguardente no fim, sempre a bater.

Envolver bem a farinha necessária com uma pitada de canela e por ultimo o fermento em pó.

Bate-se muito bem a massa, que deve ficar consistente.
Deitam-se montinhos com uma colher de sopa em tabuleiros untados e polvilhados com farinha, eu forrei com papel vegetal e só polvilhei com farinha e é suficiente.

Pincela-se com gema de ovo.

Deita-se uma colher de café de açúcar por cima de cada bolinho.

Vão ao forno pré-aquecido a 180º, por 12 a 15 minutos.
Os meus demoraram mais, meti o forno a 200º e aí sim em 15/18 minutos estão douradinhos e crocantes por fora.



Notas:

  • O azeite e a aguardente não enchi o copo até ao cimo, mas quase, menos 1 dedo e meio só, se encher tudo, talvez seja necessário mesmo um kg de farinha.
  • Canela meti só uma pitada, porque não me lembro dos da minha avó saberem muito a canela, nem eram escuros, eram bem amarelinhos.

Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖

Comentários

Mensagens populares