Pão sem amassar, várias versões

Esta receita de pão já é velha aqui no blog, já tem muitos anos, só que ultimamente não fazia muito.

Agora voltei a fazer pão com mais regularidade, por força das circunstâncias pelo recolhimento obrigatório.

Eu até saio todos os dias para trabalhar, mas o meu percurso é garagem de casa, garagem do serviço, tentamos ao máximo não andar na rua, se o lema é ficar em casa e se é assim que vamos parar esta pandemia, nós respeitamos o quanto podemos, como já disse noutras publicações.

Há quem diga que tem dificuldade a encontrar farinha e fermento, eu nunca senti essa dificuldade.
Mas também porque a padaria tradicional, onde costumávamos parar ao fim do trabalho para comprar pão, também vende farinha e fermento e por isso a última vez que parámos lá foi para comprar farinha a granel de trigo tipo 65 e de milho e trouxemos também fermento de padeiro por sugestão da dona.

Não costumava muito usar este tipo de fermento, usava mais o outro. A senhora disse que para cada kg de farinha usar 20gr... como não sabia bem como usar, fui pesquisar por aí e o que eu via era as mesmas 20 gr para meio kg... mas como a senhora é padeira e sabe o que faz, resolvi seguir as instruções dela. É mais que suficiente 20gr para 1kg de farinha.

Tenho feito pão todas as semanas, mas com algumas variantes.

Nuns meto sementes e noutros farinha de milho e noutros ainda só trigo.
A proporção é a mesma sempre, partindo desta base faço normalmente dois.


Receita base:
1kg de farinha
700 ml de água
20gr de fermento fresco
2 colheres de chá de sal.

Um com:
0,5kg de farinha T65
10 gr de fermento fresco
350 ml de água
1 colher de sopa de sementes de papoila
1 colher de sopa de linhaça dourada ou girassol.
1 colher de chá de sal

Outro:
350gr de farinha de trigo T65
150gr farinha de milho
350 ml de água
1 colher de chá de sal

Do que li sobre fermento fresco, fiz assim, primeiro desfazer o fermento num pouco de água morna e deixar 15 minutos para ativar o fermento



Colocar a farinha numa taça e abrir um buraco no meio, juntar aí o fermento e mexer bem com uma colher. Nos pãse que meto sementes, coloco também e misturo bem para ficarem uniformes.

Juntar a água ligeiramente aquecida, 30s no microondas ou da torneira sem ser muito quente.
Mexer bem com a mesma colher até toda a farinha absorver a água.

Tapar com película aderente e com um pano limpo de cozinha, envolver numa manta e deixar duas a três horas.



Deve dobrar de volume. Despejar a massa com a ajuda de uma espátula, em cima da mesa enfarinhada e polvilhar com mais farinha para amassar ligeiramente, só com a ponta dos dedos.
Esticar com as mãos e dobrar a massa de fora para dentro, de todos os lados, para retirar o ar e formar uma bola com as imperfeições para baixo, colocamos num tabuleiro, damos um corte na massa com uma faca e deixamos a levedar mais algum tempo, tapado com um pano e a manta, num local quente e sem correntes de ar, durante meia hora ou mais, porque volta a levedar.

Levar ao forno bem quente durante aproximadamente 30 min. eu cozo os dois ao mesmo tempo lado a lado e meto no fundo do forno uma taça com água, para manter a humidade do pão e criar uma crosta estaladiça.




Sobre a água, foi o que li na primeira vez que fiz este pão e assim faço, contra outras opiniões, cada um faz como sabe e como sai bem, desde que goste.... o meu fica perfeito, e estaladiço, muito bom.








Este é um apanhado das várias versões que tenho feito, com sementes, sem sementes, com milho sem milho, há para todos os gostos, eu sou fã deste com as sementes, a linhaça dá-lhe um sabor excepcional e a papoila um crocante delicioso, depois de um dia está optimo e depois de torrado com manteiga ainda aviva mais o sabor da linhaça 😍😍💖💖


Para mais receitinhas e principalmente e fotos
Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖

Comentários

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares