Picos de Europa, Cangas de Ónis, Lagos e Covadonga, Sotres

Depois de chegar a Cangas de Ónis e nos instalarmos no nosso hotel, passamos pelo turismo, só para confirmar os nossos planos.

Exlibris de Cangas de Onis é a Ponte Romana que atravessa o rio Sella e que separa os concelhos de Parres e Cangas de Onis. Esta ponte, que se encontra perfeitamente preservada, foi declarada monumento nacional de Espanha em 1931.
Num dos arcos da ponte existe uma reprodução da Cruz de la Victoria, símbolo das Astúrias.

Demos um breve passeio pela cidade para explorar e ver qual seria o melhor sitio para nos iniciarmos na famosa fabada e para ganhar energia para o que nos esperava no dia seguinte.

Estará alguém escondido atrás da velha Asturiana?

Igreja de Nossa senhora da assunção

No segundo dia reservamos a manhã para subir aos lagos e visitar Covadonga.
Os lagos de Covadonga são talvez um dos pontos de maior interesse nos Picos de Europa o Enol e o Ercina, são de origem glaciar e os maiores no parque, porque há outros, para quem tiver mais tempo para caminhadas, pode explorar.

Bem cedo deixámos o hotel, para apanhar o primeiro autocarro, tínhamos pouco tempo e tínhamos que aproveitar ao máximo, levar o carro estava fora de questão, por isso ficou logo no parque ao pé da estação, mas poderíamos ter levado para os parques próprios antes de iniciar a subida e pagar 2 €, não nos pareceu muito mais vantajoso, nem ganhávamos grande tempo.

A subida é íngreme e os precipícios impróprios para cardíacos, as paisagens são de cortar a respiração, à medida que vamos subindo, não temos tempos de espreitar para aqui e ali, porque cada curva esconde uma vista melhor que a anterior.
O tempo pára e o coração acalma quando o rebanho perdido aparece na curva, no meio da estrada dono e senhor de tudo aquilo e não vale a pena ter pressa porque o caminho é delas e indiferentes aos autocarros e à pressa dos turistas para alcançar o topo elas não têm pressa.

A cada troço subido vamos pedindo para que não esteja nevoeiro, diziam, se subirem e estiver nevoeiro vai ser uma visita perdida, mas o céu estava azul e prometia.

Quando chegamos ao parque dos lagos, depois de descer do autocarro, temos um funcionário do parque, que nos dá uma breve explicação e nos indica a rota a seguir.
A rota está bem assinalada e há uma rota para visitar estes dois lagos, que se faz bem numa manhã, mas há outros percursos e outros lagos menores para visitar, quem quiser perder-se por lá e passar um dia inteiro na natureza, valerá a pena.

Depois do nosso passeio pelos lagos e depois de nos ser permitida a visão de toda a paisagem envolvente, de tirar as minhas fotografias e na rota de regresso ao parque dos autocarros, tivemos uma visão fantástica do famoso nevoeiro, que de repente vindo do nada, mas a correr em velocidade alucinante, fechou de repente como se de uma cortina se tratasse.
O que me fez pensar nos conselhos que me tinham dado, não ir cedo porque poderia acontecer ter este nevoeiro e não conseguir ter o privilégio de ver os lagos na sua plenitude. Pois quem foi no meio da manhã provavelmente não teve a nossa sorte.... ou não.... porque com a pressa que o nevoeiro se instalou, também se pode ter esfumado....

Iniciamos o regresso com a dúvida se desceríamos pelo mesmo sitio, na minha cabeça isso seria impossível, na maior parte da subida eu tinha visto que seria impossível passar um carro pelo outro e menos os autocarros. Na subida não nos cruzámos com ninguém, mas entretanto com o passar da manhã o transito tinha aumentado muito.

Mas sim a descida é pela mesma estrada, mas os autocarros têm um mecanismo de comunicação, que esperam uns pelos outros nos pontos estratégicos, onde o cruzamento pode ser feito e os carros que subiram, têm que descer atrás destes.

Na subida atrás do rebanho conseguimos ver o quanto a estrada é larga e como passam facilmente dois carros

Esquema de passagem antivaca, penso eu😁, pessoas cabem, vacas não....

E tantas vacas o resultado só podia ser fertilizante a granel, há que ter cuidado onde se pisa, porque relva limpa é rara😅😅

Na descida aproveitámos para almoçar em Covadonga e visitar a Basílica e a Cova e para animar a visita e subir ao alto só mesmo fabada😃

Covadonga é uma vila pequena  que fica quase escondida no meio de montanhas gigantescas.

No início do século 8, os muçulmanos tinham uma maior parte da península ibérica sob seu controle.

Em Covadonga, ocorreram os primeiros atos de rebelião contra a ocupação muçulmana. Dizem que, depois de algumas primeiras escaramuças das quais os árabes foram vitoriosos, Don Pelayo , líder dos rebeldes das Astúrias e das montanhas, escolhido por vontade popular, e seus homens tiveram que se retirar sob a protecção dos Picos da Europa.

Os asturianos eram bons conhecedores do terreno e provavelmente foram subvalorizados pelo califado de Córdoba, que na época detinha o poder sobre a maior parte da península e estava mais focado em expandir sua invasão para terras gaulesas do que em resolver um pequeno foco de insubordinação e rebelião.

Perseguidos, Pelayo e seus anfitriões acabaram se refugiando em um vale estreito, ladeado por colinas íngremes e vegetação exuberante, o que como um funil impedia o exército inimigo de manobras rápidas.

Parece que uma batalha decisiva ocorreu no lugar que conhecemos hoje como Covadonga, no pé da caverna.

Os asturianos, homens fortes acostumados aos rigores da montanha, desceram em massa pelas encostas, atacando os muçulmanos que estavam presos em um vale pelo qual não tinham escapatória. Foi uma batalha sangrenta na qual o exército árabe foi completamente aniquilado.

Este era então o lugar considerado como o início da " Reconquista " que duraria vários séculos mais.
A cultura popular destaca que, graças à intercessão da virgem, Pelayo e seus homens foram capazes de derrotar um poderoso exército muçulmano.
Os espanhóis ganharam essa guerra e o príncipe (aquele que teve a ideia de se esconder na gruta) foi proclamado rei das Astúrias.
É o Rei Pelayo! Cangas de Ónis  foi nomeada primeira capital das Asturias libertada.

Visitar a gruta é imprescindível tal como na saída beber a água que brota de uma fonte, não que tenha algum efeito milagroso, mas porque foi a água que matou a sede aos cristãos escondidos na gruta.
Este pequeno excerto da história retirei daqui

Depois de visitar os lagos e o Santuário de Covadonga, seguimos para o hotel onde iríamos pernoitar em Arenas de Cabrales, deixámos a bagagem e fomos até Sotres

Logo que saímos da estrada principal, encontrámos o rio Cares com esta cor fantástica, que nos iria acompanhar durante alguns km.

Uma rota de 19km apenas, mas uma estrada com paisagens deslumbrantes para lá chegar.

A primeira paragem foi em Poncebos  de onde partem dois caminhos  importantes, os mais procurados nos picos, o desfiladeiro do Cares e a subida a Bulnes.

Bulnes é uma isolada aldeia a 649 metros de altitude, apenas acessível a pé ou de funicular.

Uma vez que o funicular é subterrâneo, para apreciar as belíssimas vistas, é preciso percorrer a pé o antigo caminho entre as duas aldeias.
Para poupar as pernas, poderá subir de funicular até Bulnes e descer a pé até Poncebos, nós não fizemos nem uma coisa nem outra, pelo já descrito anteriormente... falta de tempo....

Seguimos então até a vila de Sotres a aldeia mais alta dos Picos da Europa, a 1.050 metros de altitude.

Sotres viveu praticamente isolada até há poucas décadas, preservando a essência dos Picos da Europa. Casinhas de pedra, montanhas, prados vacas a pastar, boa gastronomia

Sotres também é o ponto de partida para alguns dos melhores trilhos nos Picos da Europa como, por exemplo, o que conduz à aldeia de Bunes através de Pandébano.

A rota que fizemos

Algumas indicações úteis para subir aos lagos:
Horários:
Crianças menores de 3 anos grátis
Mais indicações no site Guia de Astúrias

Algumas indicações para O funicular de Poncebo - Bulnes

Há um estacionamento junto ao funicular, mas na época alta é difícil de ter lugar.
O funicular funciona na época alta (verão e alguns fins de semana durante o ano)
das 10.00h às 20.00h. No resto do ano, o horário é das 10.00h às 12.30h e das 14.00h às 18.00h.
Funciona a cada 30 minutos. A viagem não chega a demorar 10 minutos.
O bilhete de ida e volta custa 22,16 € só ida (17,61 €).

Hotéis:
Para dormir na zona há muita oferta este hotel é uma boa opção em Cangas de Ónis

Outras opções em Booking

Para dormir em Arenas de cabrales, hotéis simples e baratos, mas limpos e confortáveis, para dormir uma noite e andar. ver aqui no Booking

Logis Hotel Restaurante La Casa de Juansabeli
Hotel Villa de Cabrales
Hotel Principado De Europa

Para seguir esta viagem  com mais fotos
Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇