Caramelo salgado

Desde que fui à Bretanha que vim com vontade de experimentar este caramelo salgado, já que por lá é muito vulgar e gostei muito, usa-se não só em cremes assim para barrar bolos ou outros fins mas o típico mesmo são os caramelos/rebuçados deste caramelo salgado, deliciosos.

Então o Caramelo salgado ou caramelo com manteiga salgada (em inglês: salted butter caramel e em francês: caramel au beurre salé ou crème de salidou) é um creme preparado com a adição de natas frescas e manteiga salgada na receita básica de caramelo. 
A adição da manteiga salgada equilibra o sabor doce do açúcar, tornando este creme muito saboroso.

A receita é um especialidade da Bretanha, norte da França que ganhou fama na década de 70, quando o chef Henri Le Roux criou um doce de caramelo com manteiga salgada e avelã.
Este doce recebeu o prêmio de melhor doce da França em 1980.

O açúcar que deve ser usado é o açúcar branco, porque como é refinado, todo o melaço foi retirado e o seu teor de sacarose é de 99,9% e a manteiga deve ser de boa qualidade e com um teor de sal mais ou menos de 3% a usada na Bretanha e Normandia. eu usei uma dos Açores

Depois de ler várias receitas, fiz esta mais ou menos ao meu gosto, retirando e acrescentando pitadas disto e daquilo.


Ingredientes:

240 g açúcar branco 
110 g água (ou 110 ml)
180 g natas frescas, com no mínimo 30% de gordura 
80 g manteiga salgada 
1 colher de café de flor de sal (opcional)

Preparação:

Misture o açúcar e a água, numa panela grande, por questões de segurança, porque as misturas borbulham um pouco e o caramelo se cai na pele provoca queimaduras graves.

Leve a mistura de água com açúcar ao fogo para caramelizar. Cozinhe em fogo médio-alto. 

Deixar ferver  até o açúcar ganhar uma coloração âmbar, gire a panela suavemente para garantir que o açúcar cozinhe uniformemente. Não se deve utilizar uma colher ou espátula, pois o açúcar pode cristalizar.

Quando todo o caramelo estiver com a tonalidade castanha (entre 171°C a 178°C), adicione a manteiga fria cortada em cubos, mexendo até incorporar com cuidado para não se queimar nem deixar queimar o açúcar, pois borbulha muito.

A manteiga fria reduzirá a temperatura do caramelo e ajudará a incorporar as natas.

Adicionar aqui a flor de sal no seu creme de caramelo salgado, ainda que esta seja opcional, porque o sal da manteiga já confere o sabor salgado.






Mãe este caramelo está deliciosoooo adoro 😍😋😍😋
Mas não é para comer assim à colher😜😜

Mas ele tem razão, este caramelo salgado é delicioso, um verdadeiro manjar dos deuses e combina na perfeição com qualquer bolo, eu usei em dois de chocolate diferentes e ficou muito bom, esta quantidade deu este potinho cheio e mais o um terço disto.

Passem lá nos meus sítios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖


Comentários

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares