Migas de espargos selvagens

 Nas ultimas ferias fui passar  uns dias ao Alentejo e no regresso comprei na beira da estrada um molho de espargos, ditos selvagens, muito utilizados na gastronomia alentejana.

Como nunca tinha feito Migas de espargos, fui ler um pouco sobre isso e como fazer.

Fiquei a saber que 

"as açordas e migas foram trazidas para a península ibérica pelos muçulmanos no sec.VIII

Nos dois tratados conhecidos de culinária hispano-árabe da época, encontram-se várias receitas de pratos classificados como thurûd, açordas. Em algumas dessas receitas, o pão é tratado de forma a produzir um género de migas, ou seja, o pão é cozinhado de forma a produzir uma pasta. A este género de prato associam-se muitas vezes plantas bravas, como os espargos, utilizadas no Alentejo desde longa data, como se pode comprovar no manuscrito do P. Fr. Manuel de Santa Teresa do século XVIII, dirigido aos frades conversos franciscanos da Província dos Algarves, que abrangia conventos sobretudo a sul do Tejo, e onde são citadas várias plantas espontâneas que ainda hoje fazem parte da dieta alentejana (espargos, celgas, beldroegas) (Carta Gastronómica do Alentejo, 2013)".

Então com os espargos que comprei, como só eu gosto já cozinhei com ovos, salteados com cogumelos e estas migas

Tinha um bocado de pão alentejano, só miolo, que me sobrou de um pão recheado, por isso ideal para fazer só para mim.

As migas tradicionais alentejanas são normalmente servidas com carne frita e na gordura onde se fritou a carne é que se vais meter o pão para absorver a gordura toda e o sabor... eu fiz mais dietético...


Meia dúzia de espargos bravos

uma taça de miolo de pão alentejano

2 dentes de alho

Azeite


Depois de arranjar os espargos e retirar as pontas duras, coza só a parte tenra em água com um pouco de sal durante 7 minutos ou até ver que já estão macios. Retire-os da água e esmague-os com um garfo ou parta aos bocadinhos.

Entretanto comece por alourar ou alhos no azeite.
Quando os alhos já estiverem dourados,  acrescente os espargos. Envolva bem.

Deixe em lume brando e junte o miolo do pão previamente molhado com a água de cozer os espargos. Envolva muito bem até formar uma bola.
Aqui podemos juntar ovos e envolver e levar novamente ao lume eu também não fiz.

Acompanhei com iscas de fígado de cabrito temperadas só com um pouco de sal e alho e passadas na manteiga. Em vez da tradicional carne de porco ou entrecosto frito.

Comentários

Mensagens populares