Pompeia Nápoles

 Quem nunca ouviu falar de pompeia, a cidade que foi soterrada pelo Vesúvio

Era uma destino na minha lista há muito tempo e foi numa escala de cruzeiro que tive oportunidade de visitar.

A cidade é muito mais do que eu esperava, é enorme, por muitas ruinas romanas que já tenha visto e já vi algumas, nada é comparável com a grandiosidade desta cidade.

Porque disso se trata, é mesmo a cidade que está lá, com tudo, ruas e mais ruas com casas e todos os vestígios da civilização que lá morou e lá ficou sepultada quando o vulcão os apanhou em casa ou na rua, nas suas rotinas.

O Vesúvio sendo um vulcão misto mas muito explosivo, sepultou a cidade com as cinzas e lava, o que a conservou por muitos anos que esteve soterrada.
















Pormenor nas pedras da calçada que assinalam a direção da casa onde encontramos a pintura anterior 🙄 o prostíbulo da cidade, identificado pelas inúmeras pinturas nas paredes, com cenas do cotidiano da casa.

Desta visita ficou uma ideia que nos passou o guia, os napolitanos são grandes malucos, porque o Vesúvio está apenas adormecido, não está extinto e a cidade de Nápoles cresceu na base da montanha com o perfil do vulcão sempre no horizonte.

Diz a Wikipédia:
Pompeia ou Pompeios foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, juntamente com Herculano e Torre Annunziata, Pompeia é uma das atrações turísticas mais populares da Itália, com aproximadamente 2 500 000 visitantes por ano.

Comentários

Mensagens populares