quarta-feira, 26 de março de 2008

Açorda de bacalhau

Hoje para jantar convidámos o bacalhau e como adoro açorda e nem por isso o convidado, juntei os dois e deu um jantar muito apetitoso.















Cortei ás rodelas uma cebola média, piquei três dentes de alho e foi ao lume com azeite e folha de louro, só até a cebola ficar ligeiramente transparente, juntei um tomate grande bem madurinho congelado e partido aos pedacinhos.

Entretanto dei uma fervura ás duas postas de bacalhau e desfiz em lascas grosseiras que juntei em seguida ao refogado. Ao refogado vai-se juntando água da fervura do bacalhau.

Este processo é muito rápido, porque não convém que fique tudo muito desfeito, fica bom se encontrar-mos os pedacinhos dos ingredientes.

Juntei três pães tipo bico ou carcaça, partidinhos aos pedacinhos pequenos e fui juntando mais água da fervura do bacalhau para não ficar seco nem empapado.

Em cima deitei dois ovos, que não deixai escalfar, porque cá em casa somos anti ovos crus, desde que as galinhas andam engripadas, por isso desliguei logo o fogão e mexi tudo de maneira a cozer os ovos e dar uma consistencia mais cremosa á açorda.



Esta quantidade dá para mais ou menos para três pessoas que em situação de não festa comam quantidades normais.

Adicionar legenda

2 comentários:

  1. Olá Alcina!! Obrigada pela visita lá ao meu cantinho :)
    Vim retribuir e gostei de conhecer aqui o seu espaço.
    Esta açorda de bacalhau devia estar muito boa, tem óptimo aspecto.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Açorda adoro!!!De tudo e esta de bacalhau está demais...beijinhos doces

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)