Manjar branco da Claudia
Este doce vi no blog da Claudia que tem para além de umas histórias fantásticas sempre a acompanhar as receitinhas, os melhores docinhos, bolinhos, bolachinhas e afins do planeta, se não tivesse tendência para diabetes na familia eu fazia todos e empanturrava-me de bolinhos todos os dias :-)
A receita desta calda passei, porque gostei deste truque que a Claudia explicou para fazer caramelo liquido, que não fica duro logo depois de arrefecer.
Retire do fogo e adicione colheres de água fria e vá mexendo para o amolecer o caramelo. Adicione a água aos poucos e com muito cuidado pois a vai espirrar.
A minha receita não tem a história do manjar branco a acompanhar, mas quem quiser saber pode ir lêr lá. O que eu copiei foi a receita dela e é esta:
1 litro de leite
200 ml de leite de côco
100 gramas de côco ralado seco sem açúcar (usei o que se vende por aqui, nem sei se tem ou não açúcar).
6 colheres de sopa de amido de milho (usei Maizena, não sei se é o mesmo!!)
6 colheres de sopa açúcar
Dissolva o amido de milho peneirado numa chávena do leite e reserve.
Coloque o restante leite ao lume numa panela em lume brando com o açúcar, o leite de coco e o coco ralado misturando e mexendo para não agarrar ao fundo e não ganhar grumos.
Quando a mistura começar a ferver adicione a chávena de leite com a farinha e continue a mexer até engrossar e levantar fervura.
Quando ferver retire do fogo e distribua em tacinhas ou em forma molhados, esta técnica faz com que depois se desenforme bem, usa-se para os doces que levam muito amido e funciona 100%
Depois era suposto regar com uma calda de ameixas, mas como não tinha optei pela outra sugestão de regar só com calda de açúcar.
A receita desta calda passei, porque gostei deste truque que a Claudia explicou para fazer caramelo liquido, que não fica duro logo depois de arrefecer.
Calda de caramelo fina
1/2 chávena de açúcar
1/2 chávena de água + para amolecer o caramelo
Leve o açúcar e a água ao fogo médio numa panela tampada e deixe ferver até formar um caramelo não muito escuro, o meu ficou um bocadinho, porque não contei com o fundo térmico da panela e continuou a escurecer depois de retirar do lume.
Retire do fogo e adicione colheres de água fria e vá mexendo para o amolecer o caramelo. Adicione a água aos poucos e com muito cuidado pois a vai espirrar.
Se o caramelo com mais água não quiser amolecer e começar a empedrar leve o caramelo novamente ao fogo e deixe derreter novamente com o calor até incorporar a água acrescentada. Não deixe ferver para não endurecer novamente.
Continue adicionando colheres de chá de água até atingir a consistência de calda fina. Eventualmente a calda vai endurecer novamente e precisa ter uma certa paciência para conseguir achar o ponto da calda de caramelo fininha e fácil de servir fria.
Como duas meninas gostaram da forminha que usei eu editei a mensagem para a mostrar, tenho estas duas formas iguais, são de uma marca muito popular por cá a tuperware, exageradamente cara na minha opinião, mas tem coisas bonitas.
Estas formas para mim tem um senão, a grande é larga demais e fica uma coroa muito larga, é practica para encher o centro com alguma coisa, depois de desenformar. A pequenina é pequena demais, só leva meio litro, ou seja o tamanho de uma gelatina, mas são bonitas e a pequenina dá para fazer com buraco ou sem, porque tem uma tampina suplementar :-)
Esse manjar deve ser maravilhoso também com calda de goiabada, o que achas?
ResponderEliminarQue coisinha mais linda!
ResponderEliminarEssa forma é muita gira...
Com coquinho é uma delícia, leva pouco açúcar e eu até acho que dispensava a calda de caramelo, comia-se muito bem só o branquinho! hehehe
Perfeito! :)
Ainda não fiz manjar branco mas tenho umas receitas separadas para fazer... parece que ficam mesmo bem :)
ResponderEliminarMinha amigaaaaa!!!! As receitas da Claudia são realmente apetitosas. Já falei para ela que sou fã das delícias que ela faz.
ResponderEliminarAmiga, que forma linda é essa????!!!! Eu amei!
Beijão e bom domingo.
Fátima com calda de goiaba não sei como fica, porque nunca comi goiabada :-) espero vir a provar em breve :-)
ResponderEliminarMary e Ana a forminha como já são duas a gostar da forma eu editei para mostrar, são formas de uma marca muito conhecida por cá e Tuperware e bem carinhas por sinal!!! mas a pequenina foi a vendedora que me ofereceu :-)
Ameixinha podes fazer que fica muito bom :-)
Esta divino e com um lindo aspecto,parabens,bjs Alexis...
ResponderEliminarAlcina,
ResponderEliminarQue beleza que ficou tem manjar. A forma grande de tupperware é linda.
Espero que tenhas conseguido se acertar com a calda de caramelo fina. Eu adoro, mas espirra que é uma beleza.
Espero que teu povo tenha gostado do sabor do manjar. A maizena é a mesma coisa que amido de milho.
Adorei a música da Betânia. Ô Abelha rainha...
Fico feliz de saber que tu se divertes com as minhas histórias.
Beijos,
C.
Tenho uma forminha igual à tua, a maior, e também gosto muito dela...
ResponderEliminarO manjar está com um aspecto fantabuloso!
Beijinhos.
Então as tuas formas são da Tupperware!
ResponderEliminarDe pudins não tenho nada...mas apesar de serem caras duram uma eternidade!:)
Muito bonito esse manjar e a forma foi bem escolhida.
ResponderEliminarRealmente essa marca tem as formas um pedaço caras, já não se justificam no preço, visto haver muito mais utencílios em plástico agora do que quando a marca apareceu..Quanto á maizena ,ela em si é amido de milho batizado com esse nome.Basta ver nos ingredientes na caixa.
O truque do açucar em caramelo não endurecer, é juntar sumo de limão, quando se está a fazer.
bjs e boa semana