terça-feira, 18 de maio de 2010

Orquideas

Gosto muito de orquideas e já me ofereceram várias, mas não consigo mante-las por muito tempo, ou levam água a mais ou porque as transferi para terra que não devia ou por água a menos, não me consigo entender.

Parece-me que as opiniões também não são muito uniformes, até nas lojas da especialidade já me deram conselhos diferentes.
Em relação á rega as diferentes sugestões, que já ouvi:

Há quem diga que se deve apenas pulverizar
Há quem diga que se deve pôr apenas água no prato ou vaso de fora
Há quem diga que se devem regar á torneira e deixar a água escorrer por baixo.


Em relação á terra
Há quem diga que não se devem mudar de vaso
Que devem ficar nos vasos transparentes
Que devem ficar só nas cascas que trazem e não se deve juntar terra.
As minhas estão nos vasos transparentes em que vieram e dentro deste vaso de porcelana, vou regando das diversas maneiras que já me disseram, mas parece-me que já vejo raizes a secar ou apodrecer.

Não estão á luz directa nem apanham sol, porque nisto parece-me que há consenso, ainda que a minha mãe tem uma orquidea miniatura e mudou-a para um vaso opaco com terra e tem o vaso numa janela onde dá sol a manhã inteirinha e a orquidea tem as folhas feias e rugosas mas dá flor várias vezes ao ano!!!!

Alguem que tenha mais sorte que eu me dá uma dica??!!

12 comentários:

  1. Não sou muito adepta de plantas mas por acaso orquídeas de interior é algo que gosto imenso!!! Tenho uma que trouxe do casamento da minha irmã (faz em Agosto dois anos) e tem dado flor todos os anos. Neste momento, está totalmente florida, com imensos botões abertos.
    Pela experiencia que tenho, e de acordo com o que os padrinhos do meu marido, que são floristas, me explicam, estas orquídeas querem muita luz mas não sol directo. As minhas estão no chão da sala, junto à porta que tem dois vitrais de cada lado. A minha sala é bastante iluminada e as plantas que tenho parecem gostar :)
    Em relação à agua, também me disseram que estas orquídeas querem pouquinha água.
    Eu costumo regar 1 vez por semana máximo 1 vez de duas em duas semanas. Nunca se deve também cortar as astes que ja floriram em tempo.... acaba sempre por rebentar novas! E cortando podemos correr o risco de morrerem.
    Em relação aos vasos, por acaso também tenho a minha no vasinho transparente. E tem casquinhas, tal como referiste.... Por acaso mete-me confusão pois as raizes parecem estar la entaladas no vaso... mas continuo a deixá-las assim. E pelo que vejo estão verdinhas!!! Se quiseres tiro foto para veres como ela está e o local onde a tenho. Do outro lado da porta, no outro vitral, tenho um vasinho com antúrios verdes... a ver se se adaptam tão bem como as orquídeas. Desculpa o enorme testamento...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ca em casa tambem nao aguentam muito lol
    mas ja tenho uam que me ofereceram nso anos e esta a rebentar
    ja aguentou 5 meses lol

    ResponderEliminar
  3. Eu só tenho uma e não igual a essa, mudei a terra(é própria para bonsai) e o vaso (vulgar de plástico) está cá fora (mas abrigada) apesar de ser de interior. Eu só a rego quando a terra começa a secar o adubo que uso tb é para bonsai(isto porque tenho muitos bonsais) eu sei que há próprio para orquídeas, já a tenho à muitos anos, flor é que só deu quando veio cá para casa.
    Espero ter ajudado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Também gosto imenso de orquídeas e tenho algumas em casa, nomeadamente as que os meus filhos me oferecem no Dia da Mãe (é sempre o presente!).
    Ficam muito bonitas enquanto têm flôr, mas depois passam por usa fase em que apenas têem as folhas e estão mais murchas.
    Mantenho-as no vaso original, nunca as transferi pois é o que diz o papel que acompanha a flôr, e só as rego mesmo quando está muito calor.
    O que elas gostam é de espaços acolhedores, sem correntes de ar e nunca a exposição directa ao sol.
    As minhas estão na lavandaria que é sempre um espaço quentinho, parece uma pequena estufa!

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho o mesmo problema.
    solução: Orquideas artificiais, encontrei uma florista que tem linda, até parecem naturais e duram, duram. lol

    ResponderEliminar
  6. São mesmo "bichos" manhosos. Mas são lindas :)

    ResponderEliminar
  7. por acaso também sou uma fanática de orquídeas de interior e tenho umas ..........muitas !
    de vez em quando dou-lhe um banho com um produto especial,
    neste momento tenho 3 a florir, e umas 12 à espera de darem flor , estão num sítio com muita luminosidade, mas sem sol directo,

    afinal com estas flores caprichosas é preciso muita paciência ! se não dão flor agora.......um dia darão !


    bjka

    ResponderEliminar
  8. Alcina,

    As dicas da Paulinha estão certas. Eu também tenho muitas orquídeas desse tipo aqui em casa e ainda ganhei mais duas no meu aniversário em abril e elas todas duram bastante. Eu tenho uma que ganhei da sogra e que flori todos os anos há 6 anos e as flores duram 4 meses, um absurdo...

    Os segredos básicos das orquídeas de pote:

    1. Água deve ser muito pouca, uma colher de sopa uma vez por semana. Eu molho uma vez a cada 10 dias, também uma colherada ou duas...

    2. Não troque o pote jamais, mesmo que as raízes cresçam e saiam para fora

    3. Orquídea não gosta de ficar sufocada na terra, nunca plante em solo. O ideal, se houver um ambiente adequado (diga-se quente o ano inteiro) é amarrar a orquídea no tronco de uma árvore, com sombra mas luz permanente e deixar que a chuva cuide de rega-la.


    No Brasil o que fazemos sempre depois que o vaso floriu e as flores foram podadas é tirar do pode e amarrar nas árvores e esquecer delas até elas florirem de novo...

    Aqui, e aí, precisamos esquecer delas nos potes depois de podadas mas dar uma águinha de vez em quando e deixar elas pegarem luz que elas vão voltar todos os anos.

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  9. a minha mae tem imensas orquideas, as exteriores e as interiores, as interiores ela coloca àgua apenas no prato e tem-as junto à entrada da porta onde dà sempre sol....
    espero ter ajudado....bjs

    ResponderEliminar
  10. Obrigado meninas pelas dicas, já percebi que água é o minimo, vamos ver como corre a coisa com estas, o melhor é retirá-las da cozinha de longe da torneira :-)
    Pois é Claudia, foi uma coisa que achei engraçado em Angra dos reis foi as orquideas nos troncos das árvores :-)
    bjs

    ResponderEliminar
  11. olha encontrei umapagina de internet que a pessoa é uma apaixonada pelo assunto e entende o site é:http://minhasorquideas.wordpress.com/


    Espero que gostes

    ResponderEliminar
  12. Obrigado anónimo, já lá fui dar uma olhada e guardei nos meus favoritos :-)

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)