Orquideas

Gosto muito de orquideas e já me ofereceram várias, mas não consigo mante-las por muito tempo, ou levam água a mais ou porque as transferi para terra que não devia ou por água a menos, não me consigo entender.

Parece-me que as opiniões também não são muito uniformes, até nas lojas da especialidade já me deram conselhos diferentes.
Em relação á rega as diferentes sugestões, que já ouvi:

Há quem diga que se deve apenas pulverizar
Há quem diga que se deve pôr apenas água no prato ou vaso de fora
Há quem diga que se devem regar á torneira e deixar a água escorrer por baixo.


Em relação á terra
Há quem diga que não se devem mudar de vaso
Que devem ficar nos vasos transparentes
Que devem ficar só nas cascas que trazem e não se deve juntar terra.
As minhas estão nos vasos transparentes em que vieram e dentro deste vaso de porcelana, vou regando das diversas maneiras que já me disseram, mas parece-me que já vejo raizes a secar ou apodrecer.

Não estão á luz directa nem apanham sol, porque nisto parece-me que há consenso, ainda que a minha mãe tem uma orquidea miniatura e mudou-a para um vaso opaco com terra e tem o vaso numa janela onde dá sol a manhã inteirinha e a orquidea tem as folhas feias e rugosas mas dá flor várias vezes ao ano!!!!

Alguem que tenha mais sorte que eu me dá uma dica??!!

Comentários

  1. Não sou muito adepta de plantas mas por acaso orquídeas de interior é algo que gosto imenso!!! Tenho uma que trouxe do casamento da minha irmã (faz em Agosto dois anos) e tem dado flor todos os anos. Neste momento, está totalmente florida, com imensos botões abertos.
    Pela experiencia que tenho, e de acordo com o que os padrinhos do meu marido, que são floristas, me explicam, estas orquídeas querem muita luz mas não sol directo. As minhas estão no chão da sala, junto à porta que tem dois vitrais de cada lado. A minha sala é bastante iluminada e as plantas que tenho parecem gostar :)
    Em relação à agua, também me disseram que estas orquídeas querem pouquinha água.
    Eu costumo regar 1 vez por semana máximo 1 vez de duas em duas semanas. Nunca se deve também cortar as astes que ja floriram em tempo.... acaba sempre por rebentar novas! E cortando podemos correr o risco de morrerem.
    Em relação aos vasos, por acaso também tenho a minha no vasinho transparente. E tem casquinhas, tal como referiste.... Por acaso mete-me confusão pois as raizes parecem estar la entaladas no vaso... mas continuo a deixá-las assim. E pelo que vejo estão verdinhas!!! Se quiseres tiro foto para veres como ela está e o local onde a tenho. Do outro lado da porta, no outro vitral, tenho um vasinho com antúrios verdes... a ver se se adaptam tão bem como as orquídeas. Desculpa o enorme testamento...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. ca em casa tambem nao aguentam muito lol
    mas ja tenho uam que me ofereceram nso anos e esta a rebentar
    ja aguentou 5 meses lol

    ResponderEliminar
  3. Eu só tenho uma e não igual a essa, mudei a terra(é própria para bonsai) e o vaso (vulgar de plástico) está cá fora (mas abrigada) apesar de ser de interior. Eu só a rego quando a terra começa a secar o adubo que uso tb é para bonsai(isto porque tenho muitos bonsais) eu sei que há próprio para orquídeas, já a tenho à muitos anos, flor é que só deu quando veio cá para casa.
    Espero ter ajudado.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Também gosto imenso de orquídeas e tenho algumas em casa, nomeadamente as que os meus filhos me oferecem no Dia da Mãe (é sempre o presente!).
    Ficam muito bonitas enquanto têm flôr, mas depois passam por usa fase em que apenas têem as folhas e estão mais murchas.
    Mantenho-as no vaso original, nunca as transferi pois é o que diz o papel que acompanha a flôr, e só as rego mesmo quando está muito calor.
    O que elas gostam é de espaços acolhedores, sem correntes de ar e nunca a exposição directa ao sol.
    As minhas estão na lavandaria que é sempre um espaço quentinho, parece uma pequena estufa!

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho o mesmo problema.
    solução: Orquideas artificiais, encontrei uma florista que tem linda, até parecem naturais e duram, duram. lol

    ResponderEliminar
  6. São mesmo "bichos" manhosos. Mas são lindas :)

    ResponderEliminar
  7. por acaso também sou uma fanática de orquídeas de interior e tenho umas ..........muitas !
    de vez em quando dou-lhe um banho com um produto especial,
    neste momento tenho 3 a florir, e umas 12 à espera de darem flor , estão num sítio com muita luminosidade, mas sem sol directo,

    afinal com estas flores caprichosas é preciso muita paciência ! se não dão flor agora.......um dia darão !


    bjka

    ResponderEliminar
  8. Alcina,

    As dicas da Paulinha estão certas. Eu também tenho muitas orquídeas desse tipo aqui em casa e ainda ganhei mais duas no meu aniversário em abril e elas todas duram bastante. Eu tenho uma que ganhei da sogra e que flori todos os anos há 6 anos e as flores duram 4 meses, um absurdo...

    Os segredos básicos das orquídeas de pote:

    1. Água deve ser muito pouca, uma colher de sopa uma vez por semana. Eu molho uma vez a cada 10 dias, também uma colherada ou duas...

    2. Não troque o pote jamais, mesmo que as raízes cresçam e saiam para fora

    3. Orquídea não gosta de ficar sufocada na terra, nunca plante em solo. O ideal, se houver um ambiente adequado (diga-se quente o ano inteiro) é amarrar a orquídea no tronco de uma árvore, com sombra mas luz permanente e deixar que a chuva cuide de rega-la.


    No Brasil o que fazemos sempre depois que o vaso floriu e as flores foram podadas é tirar do pode e amarrar nas árvores e esquecer delas até elas florirem de novo...

    Aqui, e aí, precisamos esquecer delas nos potes depois de podadas mas dar uma águinha de vez em quando e deixar elas pegarem luz que elas vão voltar todos os anos.

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar
  9. a minha mae tem imensas orquideas, as exteriores e as interiores, as interiores ela coloca àgua apenas no prato e tem-as junto à entrada da porta onde dà sempre sol....
    espero ter ajudado....bjs

    ResponderEliminar
  10. Obrigado meninas pelas dicas, já percebi que água é o minimo, vamos ver como corre a coisa com estas, o melhor é retirá-las da cozinha de longe da torneira :-)
    Pois é Claudia, foi uma coisa que achei engraçado em Angra dos reis foi as orquideas nos troncos das árvores :-)
    bjs

    ResponderEliminar
  11. olha encontrei umapagina de internet que a pessoa é uma apaixonada pelo assunto e entende o site é:http://minhasorquideas.wordpress.com/


    Espero que gostes

    ResponderEliminar
  12. Obrigado anónimo, já lá fui dar uma olhada e guardei nos meus favoritos :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares