Bolo de bolacha e chocolate


Bolo de bolacha é daqueles bolos que penso todo mundo aprendeu e fez quando jovem, era daqueles que todas as meninas aprendiam e as mães até deixavam fazer sozinhas por não ter forno, pelo menos no meu caso foi assim.

Quando eu fazia este bolo de bolacha era com um creme á base de manteiga, gemas e açúcar, uma verdadeira bomba de colesterol, agora vê-se de tudo desde cremes de leite condensado, natas enfim de tudo, eu já esperimentei uma vez uma receita que deu fiasco, tive que transferir tudo á pressa para um pirex fundo e ficou uma sobremesa bem boa.


A tradicional receita de manteiga, penso que depois de casar fiz uma vez se tanto e o marido gosta bastante, mas como é um bocadinho do contra quando se trata de manteigas e gorduras avulso, se não vir fazer adora se vê abomina!!! não lhe faço, este fiz para o meu menino que poucos doces come mas que adora mousse de chocolate :-)

Esta receita achei interessante quando vi no Blog da risonha, fácil e á partida tinha tudo para dar certo, vai daí experimentei.

2 pacotes de bolacha maria
1 pacote de mousse de chocolate
Café solúvel q.b. eu usei daquelas mistas solúveis á base de cevada, tipo 20% café.

Em primeiro lugar fazer a mousse de chocolate como diz nas instruções do pacote.
Depois molhar as bolachas no café e dispor no prato a gosto, eu fiz em forma de flor e alternar bolachas com mousse de chocolate.


Aqui deparei-me com um pequeno grande problema e eu quando faço alguma coisa de novo gosto sempre de referir as dificuldades, para que quem veja não vá a correr fazer sem estar prevenido e pensar que algo não está bem na receita, podia simplesmente postar a fotografia do bolinho bem feito que no final até ficou bonito, mas assim fica já o alerta....

Como o café estava quente á medida que se vai fazendo camadas o chocolate vai derrendo e as camadas vão se desmoronando e foi o mesmo que me aconteceu com um bolo em que o creme era á base de leite condensado.

Por isso penso que uma alternativa será fazer com o café frio, e a mousse bem gelada ou a coisa não funciona, e para além disso não molhar muito as bolachas.

Eu meti na arca congeladora o que já tinha feito e o café e a mousse no frigorifico para ficar bem frio e com cuidado reparei o bolo á medida que foi gelando e até chegou a bom porto o resultado final.

Ficou um bolo muito bom, principalmente para quem gosta de chocolate, cá em casa ficámos fãs, resta-me a dúvida, como ficará com mousse de chocolate caseira :-)

Comentários

  1. Então eu vou adorar pq amo chocolate...

    bjs amiga...

    ResponderEliminar
  2. eu tambe prefiro esta versao e sim sempe cafe frio
    para nao acontecer
    mas resolveste bem a situaçao
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fizeste-me recordar os tempo de jovem com o bolo de bolacha e o salame de chocolate.
    Ainda hoje adoro os dois ♥

    ResponderEliminar
  4. Que bom amiga,é dos meus adoro bolo de bolacha,adoro chocolate casamento perfeito,jinhosss

    ResponderEliminar
  5. Já uma vez fiz e utilizei o café morno. A mousse fiz com muito menos água que a indicada na embalagem. A mousse ficou mesmo com uma consistência muito forte e ficou bem.E com as camadas bem definidas da bolacha e do chocolate.

    ResponderEliminar
  6. Para mim óptimo com esse delicioso chocolate.
    bjsss

    ResponderEliminar
  7. Alcina,

    Adorei a idéia e o visual deste bolo com "bolachinhas", anotei e vou fazer em breve mas fazendo tudo em casa, tanto os biscoitinhos como a mousse de chocolate, vai ficar um sonho.

    Bj,

    C.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares