Uma espécie de ovos em cocotte

Vi "esta" receita no blog da Luisa Alexandra e adorei a ideia, baseada na celebre receita francesa em que  recheio e os ovos são feitos em ramequins de porcelana e comido directamente daí como entrada, esta é feita em caixinhas de pão, o que lhe dá uma certa graça e faz com que possa ser servido como prato principal, já que fica mais substancial.

Eu fiquei com a ideia na cabeça e fiz, porque adoro ovos de todos os tipos e feitios, mas estrelados são a minha perdição, com a gema para molhar o pão adoro, aqui está tudo reunido em um, com a vantagem de que os ovos não são fritos, mas escalfados no forno.

Então partindo da ideia dela e com o que tinha á mão salteei uns cogumelos, com salsichas e espargos verdes de conserva, porque frescos não tinha, numa frigideira com um pouco de azeite e manteiga, temperei com um pouco de pimenta moída na hora e sal.
Meti umas fatias de pão de forma com côdea, ao contrário do que ela recomenda, mas era o que tinha, numas malgas que podem ir ao forno, aconcheguei para fazer uma tacinha e enchi até meio com os cogumelos.

Completei com os ovos, 2 em cada taça e levei ao forno, só até os ovos estarem meio cozidos, de maneira que a clara esteja cozida, mas a gema ainda esteja crua.
Retirei do forno e desenformei as tacinhas de pão e ficou delicioso como eu imaginei, ainda que os ingredientes não fossem os mais sofisticados, mas para a próxima vou programar as coisas para fazer uns ainda mais fantásticos, adorámos todos cá em casa, principalmente o pequeno que adorou as "cestinhas" uma comidinha a apelar á imaginação infantil.



Comentários

  1. Bem, essas tacinhas deixam-me a babar :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Se pode agradar ao pequeno e a todos da família, sempre há um jeito de inovar nos pratos.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. É uma sugestão que todos gostamos cá em casa, e o melhor é que se pode sempre fazer com recheios diferentes.

    ResponderEliminar
  4. Acho que vou ter de experimentar esta receita, mas não sei se Acho que vou ter de experimentar esta receita, mas não sei se os filhos vão gostar...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares