Farófias no microondas

Por vezes há pequenas soluções que nem tínhamos pensado experimentar, mas que resultam na perfeição.

Gosto muito de doces com claras em castelo, seja no forno sejam estas tradicionais farófias e raramente as fazia, porque não gostava do procedimento de as cozer em leite, nunca sabia bem se já estavam bem cozidas e depois de escorridas e postas no pirex para servir acabava sempre por aparecer liquido no fundo e o leite creme acabava por ficar com um aspecto esquisito.

Vi uma receita que é feita no microondas e resolvi experimentar, adorei o resultado, cozem super bem, não se pegam ao prato que se utiliza, ficam redondinhas e sequinhas, impecáveis, adorei.


Para as claras utilizei a proporção de 1 colher de açúcar para 1 clara.

6 claras
6 colheres de sopa de açúcar

Bater as claras em castelo bem firmes e quando estiver quase juntar o açúcar aos poucos e continuar a bater, até virar a taça e elas não caírem.

Colocar colheradas do tamanho que gostar num prato grande no microondas, espaçadas entre elas para não se pegarem.

O tempo depende do microondas e da sua potencia, a receita recomenda 15 seg, eu fiz em casa da minha mãe e o micro dela só tem 850 de potencia pelo que tive que meter mais tempo, fui experimentando até ficarem na consistência desejada, foi mais ou menos o dobro do tempo.

Retirar e transferir para o recipiente onde vão ser servidas, cozer até acabar as claras todas.

Para a cobertura eu gosto com leite creme e para o fazer aproveitei as gemas e fiz a receita do robot de cozinha mais famoso, mas adaptei ao meu.


1 litro de leite
6 gemas
150 gr de açúcar
40 gr de farinha maisena
Casca de limão e pau de canela a gosto

No copo da máquina meter a borboleta e juntar todos os ingredientes
Programar 9 min, temp.90º vel 2 
No fim do tempo retirar o pau de canela e as cascas do limão e deitar em cima das claras.

Pelo modo tradicional, faz-se como outro leite creme, meter o leite a ferver com a casca do limão e o pau de canela.
À parte bater as gemas com o açúcar e a farinha maisena.
Juntar um pouco do leite a ferver nesta mistura e depois juntar o restante leite, levar novamente ao lume brando a engrossar, mexendo sempre para não pegar ou formar grumos.

Fica bom e mais bonito polvilhado com canela, eu não meti, assim cada um pode por no seu prato a gosto, porque temos em casa quem não goste de canela.

Já fizeram like na minha página de facebook
não? 
façam, ajudem a página a crescer.

Comentários

  1. Cá por casa adoramos e realmente assim no microondas são super fáceis de fazer! Fico contente que tenhas experimentado :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Alcina, ao procurar uma receita de Bolo de Tâmaras e Amêndoa num site colectivo, foi a sua que encontrei e fiquei curiosa por conhecê-la. Em boa hora o fiz porque gostei muito desta técnica de fazer as farófias, no microondas. Nunca tinha pensado que era possível! Obrigada por ter partilhado a receita da Luísa.
    Decerto voltarei mais vezes. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares