domingo, 10 de janeiro de 2016

Filhoses de abóbora

Na altura do natal ofereceram-me uma abóbora daquelas bem cor de laranja, com indicação que era própria para fazer as filhoses de abóbora, tão típicas cá de Coimbra.
Procurei uma receita e fiz, já fiz outras vezes, mas estas foram as melhores de todas.


1,5 kg de abóbora
50ml de aguardente
10gr de fermento de padeiro
2 dl de sumo de laranja
Raspa de 3 laranjas
100 gr de açúcar
600gr de farinha
3 ovos
Sal q.b.


Preparação
Descasca-se e coze-se a abóbora em água com sal, deixa-se a escorrer de um dia para o outro e no dia seguinte esmaga-se muito bem com a mão ou com um triturador.

Desfaz-se o fermento no sumo de laranja e junta-se com o puré de abóbora, junta-se o açúcar, juntam-se também os ovos inteiros, a aguardente e a raspa das cascas de laranja e vai-se batendo com as varas próprias para massa (cuidado com os salpicos) e por ultimo liga-se tudo com a farinha e amassa-se muito bem, se a massa estiver muito mole juntar mais farinha (juntei mais 100 gr +/-).

Tapa-se o alguidar com um pano e embrulha-se com um cobertor.
Deixa-se ficar a levedar em local temperado.
Depois da massa levedada frita-se ás colheradas em óleo quente, escorrem-se sobre papel absorvente e envolvem-se em açúcar e canela.

3 comentários:

  1. Gosto muito de doces com abobora sejam eles quais forem! Mas os fritos são particularmente bons! Há quem diz que qualquer abobora serve mas de facto há qualidades melhores e mais adequadas do que outras para determinadas coisas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também fiz (e comi) este natal, pela primeira vez sonhos de abóbora e cá em casa ficamos fãs. Estes teus estão lindos e devem ser muito bons :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. A cor ficou realmente Maravilhosa!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar

Não passe sem deixar um miminho :)