Filhoses de abóbora e laranja

Na altura do natal ofereceram-me uma abóbora daquelas bem cor de laranja, com indicação que era própria para fazer as filhoses de abóbora, tão típicas cá de Coimbra.
Procurei uma receita e fiz, já fiz outras vezes, mas estas foram as melhores de todas.



1,5 kg de abóbora
50ml de aguardente
10gr de fermento de padeiro
2 dl de sumo de laranja
Raspa de 3 laranjas
100 gr de açúcar
600gr de farinha
3 ovos
Sal q.b.


Preparação
Descasca-se e coze-se a abóbora em água com sal, deixa-se a escorrer de um dia para o outro e no dia seguinte esmaga-se muito bem com a mão ou com um triturador.

Desfaz-se o fermento no sumo de laranja e junta-se com o puré de abóbora, junta-se o açúcar, juntam-se também os ovos inteiros, a aguardente e a raspa das cascas de laranja e vai-se batendo com as varas próprias para massa (cuidado com os salpicos) e por ultimo liga-se tudo com a farinha e amassa-se muito bem, se a massa estiver muito mole juntar mais farinha (juntei mais 100 gr +/-).

Tapa-se o alguidar com um pano e embrulha-se com um cobertor.
Deixa-se ficar a levedar em local temperado.
Depois da massa levedada frita-se ás colheradas em óleo quente, escorrem-se sobre papel absorvente e envolvem-se em açúcar e canela.

Passem lá nos meus sitios e deixem um like, sigam, comentem.... o que quiserem👇👇
Cininha💖💖
Instagram💖💖

Comentários

  1. Gosto muito de doces com abobora sejam eles quais forem! Mas os fritos são particularmente bons! Há quem diz que qualquer abobora serve mas de facto há qualidades melhores e mais adequadas do que outras para determinadas coisas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também fiz (e comi) este natal, pela primeira vez sonhos de abóbora e cá em casa ficamos fãs. Estes teus estão lindos e devem ser muito bons :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. A cor ficou realmente Maravilhosa!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

se gostou deixe um comentário :)

Mensagens populares